Vereadores discutem sobre construção de passarelas para pedestres

Vereadores discutem sobre construção de passarelas para pedestres Vereador Zanella foi o autor da indicação que levantou o debate sobre o assunto
Alternativas para o trânsito de Concórdia foram debatidas na sessão de quinta-feira, 23. O principal ponto foi levantado por meio de uma indicação do vereador Valcir Zanella (PSDB) que sugeriu a construção de uma passarela elevada na rótula da BRF. Na avaliação dele, as faixas elevadas colocadas no local não resolveram o problema de diminuir o risco para os pedestres.

O vereador Mauro Fretta (PSB) apoiou a indicação. Disse que as passarelas precisam ser pensadas como uma alternativa para vários pontos do município, como uma questão de mobilidade urbana. Ele citou lugares nos bairros Guilherme Reich, São Cristóvão, que poderião ser analisados.

O vereador Elmo Richardi (PT), que por mais de 10 anos foi Diretor de Trânsito do município, disse que as sugestões são interessantes, mas precisam ser muito bem estudadas. Para ele, além do espaço físico necessário para implantar as passarelas, existe a ampliação do trajeto em pelo menos três vezes para o pedestre.

“Não vou ser pessimista e dizer que ninguém usaria, mas acredito que a passarela ainda aumentaria o risco, porque o motorista pode entender que não há trafego de pedestres no local”, comentou ao dizer que se analisou os túneis, mas que está opção esbara na questão de segurança para os usuários.

Recuo de semáforo

O vereador Claiton Casagrande (PR) falou sobre a necessidade do recuo das vagas de carro no semáforo da esquina da Rua Tancredo Neves com a João Suzin Marini. Por consequência, conforme o vereador, também poderia ser analisado o espaço e o recuo para quem precisa converter à esquerda na rua Abramo Eberle.

Já a vereadora Marilane Fiametti Stuani (PMDB) pediu para que seja construído o passeio público na rótula do bairro São Cristóvão, entre o acesso ao Senai e a Rua Tancredo de Almeida Neves. Conforme ela, o pedido é uma reinvindicação dos pais e alunos, que precisam utilizar o local e ficam em risco, sem o acostamento para poder se deslocar de forma mais tranquila.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 24/11/2017 - 14:33:42 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 24/11/2017 - 14:33:42 por: Divaleia Salete Casagrande

Zagonel pede recuperação de malha asfáltica em ruas do bairro Nações e Santa Cruz

Durante as sessões desta semana, o vereador Closmar Zagonel (MDB) apresentou indicações para que o município possa executar a recuperação das ruas no bairro das Nações e do bairro Santa Cruz. “Fiz visita em vários bairros e são asfaltos antigos, que já tem um desgaste e precisam de manutenção, para garantir inclusive a segurança dos usuários”, justificou.

Vereadores destacam a importância da vacinação contra a poliomelite e o sarampo

A bancada dos vereadores do PT encaminhou uma indicação para que seja intensificada a campanha de orientação sobre a importância da vacinação para manter a doença da poliomielite erradicada.  “Os adultos precisam lembrar que o sarampo e a poliomielite matam, e se não matarem, deixam sérias sequelas”, comentou ao pedir atenção dos pais e estarem atentos a nova campanha que será realizada entre os dias 6 a 31 de agosto para crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade.

Indicação sugere parceria para melhorar atendimento de emergência na área de cardiologia em Concórdia

Buscar uma alternativa para resolver o atendimento de emergência para as pessoas que sofrem um enfarto do miocárdio e precisam esperar a transferência para Xanxerê, aumentando a qualidade de vida e também a chance de recuperação mais efetiva da saúde. Este é o objetivo da indicação proposta em conjunto pelos vereadores em sessão ordinária, desta quinta-feira, 12, depois de uma reunião de trabalho com o médico Guilherme Bernardi, na última semana, onde todos os vereadores foram convidados para participar.