Moção pede agilidade para liberar a retomada de exportações de carne de frango para a União Européia

Por iniciativa dos vereadores Evandro Pegoraro e André Rizelo, ambos do PT, Edno Gonçalves (PDT) e Closmar Zagonel (PDMB), foi aprovada uma Moção de apelo para que o Governo Federal trabalhe com agilidade para regularizar a situação que envolve a exportação de produtos de aves da empresa BRF para a União Europeia. A venda foi suspensa de forma preventiva em 10 plantas da empresa que foi citada na investigação da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Para Evandro Pegoraro (PT) a situação causa preocupação. “A empresa é o pilar da nossa economia. A exportação por parte da BRF para a União Européia representa 7% do volume de vendas, em torno de 2 bilhões de reais”, comentou ao lamentar que uma reunião em Bruxelas nesta semana não conseguiu reverter as exigências de exportação.

Pegoraro comentou que apesar do cuidado ao se tratar do assunto em Concórdia, a Operação trouxe reflexos como a não abertura de um turno na unidade de Concórdia, deixando de criar 600 novas vagas de emprego . “É uma situação que nos deixa em alerta, porque a BRF gera no município 5,3 mil vagas de emprego de forma direta, sem falarmos de todo o entorno, com terceirizados, agricultores e a toda a cadeia produtiva”, comentou ao pedir atenção ao tratar do assunto, porque é uma situação complexa e quem tem causado “apreensão”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara (PR) comentou que toda a cadeia produtiva tem sido afetada, inclusive o plantio de grãos. “Os agricultores têm revisto a programação para o plantio. Ganha uma dimensão nacional, em que afeta toda a cadeia produtiva do agronegócio e nossa principal empresa também tem sofrido com esta situação”, comentou.

Closmar Zagonel (PMDB) registrou que o agricultor que trabalha na produção e colaborador da empresa não tem culpa desta situação, mas acabam sofrendo com as decisões equivocadas da direção das grandes empresas, que tem o foco apenas em lucrar mais.

André Rizelo (PT) acrescentou que a unidade de Capinzal irá conceder férias coletivas para mais de 3 mil trabalhadores em maio, assim como a unidade de Mineiros, em que mais de mil colaboradores também terão férias. “A preocupação é com o homem do campo, principalmente com a questão da produção de aves e nós precisamos fazer a nossa parte enquanto legisladores para ajudar no processo”, comentou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/04/2018 - 10:04:08 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 04/04/2018 - 10:04:08 por: Divaleia Salete Casagrande

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.