Moção pede agilidade para liberar a retomada de exportações de carne de frango para a União Européia

Por iniciativa dos vereadores Evandro Pegoraro e André Rizelo, ambos do PT, Edno Gonçalves (PDT) e Closmar Zagonel (PDMB), foi aprovada uma Moção de apelo para que o Governo Federal trabalhe com agilidade para regularizar a situação que envolve a exportação de produtos de aves da empresa BRF para a União Europeia. A venda foi suspensa de forma preventiva em 10 plantas da empresa que foi citada na investigação da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Para Evandro Pegoraro (PT) a situação causa preocupação. “A empresa é o pilar da nossa economia. A exportação por parte da BRF para a União Européia representa 7% do volume de vendas, em torno de 2 bilhões de reais”, comentou ao lamentar que uma reunião em Bruxelas nesta semana não conseguiu reverter as exigências de exportação.

Pegoraro comentou que apesar do cuidado ao se tratar do assunto em Concórdia, a Operação trouxe reflexos como a não abertura de um turno na unidade de Concórdia, deixando de criar 600 novas vagas de emprego . “É uma situação que nos deixa em alerta, porque a BRF gera no município 5,3 mil vagas de emprego de forma direta, sem falarmos de todo o entorno, com terceirizados, agricultores e a toda a cadeia produtiva”, comentou ao pedir atenção ao tratar do assunto, porque é uma situação complexa e quem tem causado “apreensão”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara (PR) comentou que toda a cadeia produtiva tem sido afetada, inclusive o plantio de grãos. “Os agricultores têm revisto a programação para o plantio. Ganha uma dimensão nacional, em que afeta toda a cadeia produtiva do agronegócio e nossa principal empresa também tem sofrido com esta situação”, comentou.

Closmar Zagonel (PMDB) registrou que o agricultor que trabalha na produção e colaborador da empresa não tem culpa desta situação, mas acabam sofrendo com as decisões equivocadas da direção das grandes empresas, que tem o foco apenas em lucrar mais.

André Rizelo (PT) acrescentou que a unidade de Capinzal irá conceder férias coletivas para mais de 3 mil trabalhadores em maio, assim como a unidade de Mineiros, em que mais de mil colaboradores também terão férias. “A preocupação é com o homem do campo, principalmente com a questão da produção de aves e nós precisamos fazer a nossa parte enquanto legisladores para ajudar no processo”, comentou.

Fretta desabafa sobre falta de autonomia da ADR para resolver situações simples

O vereador Mauro Fretta (PSB) fez um desabafo na sessão desta quarta-feira, 18, sobre a situação das rodovias estaduais que cortam Concórdia. Para ele, a Agência de Desenvolvimento Regional acaba ficando limitada nas decisões e resoluções porque não tem autonomia e recursos financeiros, para resolver questões simples, como as roçadas às margens da rodovia.

Ruas do Loteamento Danilo Coldebella passam a ter nomes de pioneiros

Duas ruas do Loteamento Danilo Coldebella, do Distrito de Santo Antônio irão receber novos nomes, em homenagem a pioneiros de Concórdia. O projeto de autoria do vereador Artêmio Ortigara (PR), irá homenagear Antônio Coldebella que denomina a Rua A e a senhora Rosina Albiero Coldebella à rua B.

Marilane pede melhorias em estradas e iluminação para Linha Gasperini

Durante as sessões desta semana, a vereadora Marilane Fiametti Stuani (PMDB) defendeu indicações relacionadas à área rural do município. Nesta quarta-feira, 18, ela solicitou que seja instalada a iluminação pública completa na comunidade e Linha Gasperini, em frente ao Centro Comunitário e a Igreja.

Bancada do PR sugere projeto audacioso em parceria entre município e Estado para terreno onde está a Central de Polícia

A recente discussão sobre o gasto com alugueis para abrigar serviços públicos em Concórdia na Câmara de Vereadores, provocou a indicação da bancada do PR para que as áreas responsáveis da Prefeitura e do Governo do Estado possam analisar e construir uma parceria para um projeto ousado e inovador no terreno onde atualmente está a Central de Polícia, na rua Dr Maruri, em frente a Rodoviária Municipal.

Projeto de lei prevê alteração para escolha de nome de ruas e loteamentos

A nomeação de ruas e loteamentos de Concórdia passará a ter uma liberdade maior depois da aprovação do Projeto de Lei  do Legislativo 3/2018, de autoria do vereador Claiton Casagrande (PR). A alteração basicamente prevê que as ruas, loteamentos e logradouros públicos deve “manter a padronização no loteamento a que pertence, quando for o caso”.

Bancada do PT visita novo espaço da Secretária de Saúde e GEM Nova Brasília

Os vereadores da Bancada do PT apresentaram indicações relacionadas a duas visitas que fizeram a instituições do município. A primeira delas refere-se ao novo espaço da Secretaria Municipal de Saúde, que desde 11 de abril atende de forma integrada na Rua Marechal Deodoro. Os legisladores destacaram o atendimento que receberam do secretário municipal de Saúde, Sidinei Schmitd.

Vereadores falam sobre lombadas, passeios públicos e pavimentações

Instalação de lombadas e revitalização de espaços passeios públicos estiveram em pauta na sessão desta terça-feira, 17, no Legislativo concordiense. O vereador Fabiano Caitano (PSDB) pediu para que se inclua no estudo de novos pontos para lombadas eletrônicas a situação da rua Rodolfo Rigoso, no bairro São Miguel.