Câmara acompanha apresentação do estudo para projeto da Ferrovia do Frango

O Poder Legislativo de Concórdia esteve representado na reunião pública em Chapecó, na terça-feira, 3, onde a empresa  Valec Engenharia, Construções e Ferrovias apresentou, apresentou o estudo de viabilidade técnica e ambiental do Corredor Ferroviário de Santa Catarina. Conforme as explicações apresentadas, o que está sendo feito é uma analise para se fazer o estudo do projeto.

A ordem de serviço para o edital de lançamento foi feito em Chapecó em maio de 2013, pelos então ministro dos Transportes, Cesar Borges,  ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o presidente da Valec, Josias Sampaio. Neste período, a Valec já recebeu dos cofres públicos R$ 2,5 milhões.

Casagrande explicou que estão em analise, conforme apresentação realizada ontem, dois possíveis trechos para a ferrovia. Um que iria direto do Oeste para Itajaí e outro que ao chegar em Lages se desdobraria para Imbituba e Itajaí. Para fazer a linha única o custo seria R$ 14,5 bilhões, com a linha para Imbituba mais R$ 16 bilhões.

A Valec estimaria colocar em funcionamento duas locomotivas com 80 vagões, com uma extensão de 1,5 quilômetro a uma velocidade média de 60km/hora. Isto, conforme a apresentação, substituiria 400 caminhões por viagens. No trajeto, seriam instalados pontos de transbordo em Dionísio Cerqueira, Bom Jesus e Irani.

O projeto para esta ferrovia não é novo. Em 10 de maio de 2013 o governo federal havia anunciado que a obra da Ferrovia do Frango começaria em dois anos com  um traçado de 862 quilômetros entre Dionísio Cerqueira e Itajaí e seria concluída até 2019.

Para o vereador Casagrande, é importante acompanhar as apresentações dos projetos e o desenvolvimento do processo, para que a população possa ser informada de forma verdadeira sobre o projeto.

Já Closmar Zagonel (MDB) disse, ao referir-se a realização de mais uma reunião pública, em ano eleitoral, que “é mais galinha criar dente do que a ferrovia sair do papel”.

Confira mais informações sobre a audiência:

Corredor Ferroviário de Santa Catarinahttp://www.valec.gov.br/ferrovias/ferrovia-de-integracao-oeste-leste

Estudo das ferrovias é apresentado em Chapecó

Com entraves entre órgãos públicos, ferrovias de SC não têm prazo para sair do papel

Fretta desabafa sobre falta de autonomia da ADR para resolver situações simples

O vereador Mauro Fretta (PSB) fez um desabafo na sessão desta quarta-feira, 18, sobre a situação das rodovias estaduais que cortam Concórdia. Para ele, a Agência de Desenvolvimento Regional acaba ficando limitada nas decisões e resoluções porque não tem autonomia e recursos financeiros, para resolver questões simples, como as roçadas às margens da rodovia.

Ruas do Loteamento Danilo Coldebella passam a ter nomes de pioneiros

Duas ruas do Loteamento Danilo Coldebella, do Distrito de Santo Antônio irão receber novos nomes, em homenagem a pioneiros de Concórdia. O projeto de autoria do vereador Artêmio Ortigara (PR), irá homenagear Antônio Coldebella que denomina a Rua A e a senhora Rosina Albiero Coldebella à rua B.

Marilane pede melhorias em estradas e iluminação para Linha Gasperini

Durante as sessões desta semana, a vereadora Marilane Fiametti Stuani (PMDB) defendeu indicações relacionadas à área rural do município. Nesta quarta-feira, 18, ela solicitou que seja instalada a iluminação pública completa na comunidade e Linha Gasperini, em frente ao Centro Comunitário e a Igreja.

Bancada do PR sugere projeto audacioso em parceria entre município e Estado para terreno onde está a Central de Polícia

A recente discussão sobre o gasto com alugueis para abrigar serviços públicos em Concórdia na Câmara de Vereadores, provocou a indicação da bancada do PR para que as áreas responsáveis da Prefeitura e do Governo do Estado possam analisar e construir uma parceria para um projeto ousado e inovador no terreno onde atualmente está a Central de Polícia, na rua Dr Maruri, em frente a Rodoviária Municipal.

Projeto de lei prevê alteração para escolha de nome de ruas e loteamentos

A nomeação de ruas e loteamentos de Concórdia passará a ter uma liberdade maior depois da aprovação do Projeto de Lei  do Legislativo 3/2018, de autoria do vereador Claiton Casagrande (PR). A alteração basicamente prevê que as ruas, loteamentos e logradouros públicos deve “manter a padronização no loteamento a que pertence, quando for o caso”.

Bancada do PT visita novo espaço da Secretária de Saúde e GEM Nova Brasília

Os vereadores da Bancada do PT apresentaram indicações relacionadas a duas visitas que fizeram a instituições do município. A primeira delas refere-se ao novo espaço da Secretaria Municipal de Saúde, que desde 11 de abril atende de forma integrada na Rua Marechal Deodoro. Os legisladores destacaram o atendimento que receberam do secretário municipal de Saúde, Sidinei Schmitd.

Vereadores falam sobre lombadas, passeios públicos e pavimentações

Instalação de lombadas e revitalização de espaços passeios públicos estiveram em pauta na sessão desta terça-feira, 17, no Legislativo concordiense. O vereador Fabiano Caitano (PSDB) pediu para que se inclua no estudo de novos pontos para lombadas eletrônicas a situação da rua Rodolfo Rigoso, no bairro São Miguel.