Câmara acompanha apresentação do estudo para projeto da Ferrovia do Frango

O Poder Legislativo de Concórdia esteve representado na reunião pública em Chapecó, na terça-feira, 3, onde a empresa  Valec Engenharia, Construções e Ferrovias apresentou, apresentou o estudo de viabilidade técnica e ambiental do Corredor Ferroviário de Santa Catarina. Conforme as explicações apresentadas, o que está sendo feito é uma analise para se fazer o estudo do projeto.

A ordem de serviço para o edital de lançamento foi feito em Chapecó em maio de 2013, pelos então ministro dos Transportes, Cesar Borges,  ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o presidente da Valec, Josias Sampaio. Neste período, a Valec já recebeu dos cofres públicos R$ 2,5 milhões.

Casagrande explicou que estão em analise, conforme apresentação realizada ontem, dois possíveis trechos para a ferrovia. Um que iria direto do Oeste para Itajaí e outro que ao chegar em Lages se desdobraria para Imbituba e Itajaí. Para fazer a linha única o custo seria R$ 14,5 bilhões, com a linha para Imbituba mais R$ 16 bilhões.

A Valec estimaria colocar em funcionamento duas locomotivas com 80 vagões, com uma extensão de 1,5 quilômetro a uma velocidade média de 60km/hora. Isto, conforme a apresentação, substituiria 400 caminhões por viagens. No trajeto, seriam instalados pontos de transbordo em Dionísio Cerqueira, Bom Jesus e Irani.

O projeto para esta ferrovia não é novo. Em 10 de maio de 2013 o governo federal havia anunciado que a obra da Ferrovia do Frango começaria em dois anos com  um traçado de 862 quilômetros entre Dionísio Cerqueira e Itajaí e seria concluída até 2019.

Para o vereador Casagrande, é importante acompanhar as apresentações dos projetos e o desenvolvimento do processo, para que a população possa ser informada de forma verdadeira sobre o projeto.

Já Closmar Zagonel (MDB) disse, ao referir-se a realização de mais uma reunião pública, em ano eleitoral, que “é mais galinha criar dente do que a ferrovia sair do papel”.

Confira mais informações sobre a audiência:

Corredor Ferroviário de Santa Catarinahttp://www.valec.gov.br/ferrovias/ferrovia-de-integracao-oeste-leste

Estudo das ferrovias é apresentado em Chapecó

Com entraves entre órgãos públicos, ferrovias de SC não têm prazo para sair do papel
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/04/2018 - 10:50:30 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 04/04/2018 - 14:03:17 por: Divaleia Salete Casagrande

Zagonel pede recuperação de malha asfáltica em ruas do bairro Nações e Santa Cruz

Durante as sessões desta semana, o vereador Closmar Zagonel (MDB) apresentou indicações para que o município possa executar a recuperação das ruas no bairro das Nações e do bairro Santa Cruz. “Fiz visita em vários bairros e são asfaltos antigos, que já tem um desgaste e precisam de manutenção, para garantir inclusive a segurança dos usuários”, justificou.

Vereadores destacam a importância da vacinação contra a poliomelite e o sarampo

A bancada dos vereadores do PT encaminhou uma indicação para que seja intensificada a campanha de orientação sobre a importância da vacinação para manter a doença da poliomielite erradicada.  “Os adultos precisam lembrar que o sarampo e a poliomielite matam, e se não matarem, deixam sérias sequelas”, comentou ao pedir atenção dos pais e estarem atentos a nova campanha que será realizada entre os dias 6 a 31 de agosto para crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade.

Indicação sugere parceria para melhorar atendimento de emergência na área de cardiologia em Concórdia

Buscar uma alternativa para resolver o atendimento de emergência para as pessoas que sofrem um enfarto do miocárdio e precisam esperar a transferência para Xanxerê, aumentando a qualidade de vida e também a chance de recuperação mais efetiva da saúde. Este é o objetivo da indicação proposta em conjunto pelos vereadores em sessão ordinária, desta quinta-feira, 12, depois de uma reunião de trabalho com o médico Guilherme Bernardi, na última semana, onde todos os vereadores foram convidados para participar.