Vereadores comentam sobre aluguel e novo endereço da Secretaria de Saúde e Farmácia Municipal

A mudança da Secretaria de Saúde e Farmácia Municipal de Concórdia para um único espaço a partir da próxima semana provocou comentários na sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia, na manhã desta quarta-feira, 4. O atendimento da Secretaria de Saúde e da Farmácia Municipal passam a ser em novo endereço, na Rua Marechal Deodoro, a partir de terça-feira, 10 de abril. Na segunda-feira, dia 9, não haverá atendimento na Farmácia.

Closmar Zagonel (MDB) apontou que o município precisaria investir na construção de uma sede própria para abrigar os serviços de saúde, por exemplo. “Infelizmente está se saindo de um aluguel para outro”, comentou ao lamentar a venda pela antiga administração da sede da Secretaria de Saúde pelo valor de R$ 1,9 milhão.

Zagonel disse que está é uma situação que se arrasta há anos e que é importante que o município avalie a construção de imóveis próprios. “Isto acaba se tornando bom para o município que mantém os imóveis, independentemente de governo”, comentou.

Edno Gonçalves (PDT) comentou sobre o projeto de lei que foca em vedar a dispensa de licitação para realizar o aluguel ou compra de imóveis por parte do poder público de pessoas físicas ou jurídicas que possam ter feito doações para a campanha eleitoral de prefeitos. “É importante reavaliar está situação e fazer estudos de viabilidade  para a construção de um centro administrativo e concentrar os serviços em único lugar o que facilitaria para a população”, disse.

Anderson Guzzatto (PR) disse que o atual governo já renegociou o valor de vários alugueis, entre eles está situação da Secretaria de Saúde, que vai gerar uma economia de R$ 72 mil no ano (R$ 6 mil). O vereador disse que entende ser importante pensar em construir as sedes próprias. Uma sugestão seria refazer a parte da arquibancada coberta de madeira do Estádio Domingos Machado de Lima e na parte inferior construir salas.

Conforme ele, um projeto preliminar aponta um investimento de R$ 1,8 milhão e seria importante a avaliação. “Aluguel em muitos casos é uma necessidade, mas acaba se tornando custo e é um dinheiro que não volta”, afirmou ao dizer que entende que também não é “do dia para a noite” para se fazer um projeto destes e tirá-lo do papel.

Mauro Fretta (PSB) acrescentou que ao edificar as próprias sedes, quem ganha é a população. Além das arquibancadas no Estádio Municipal, Fretta apontou o espaço público da pista de skate para ser utilizado de uma melhor maneira. Para ele, a pista poderia ser melhorada aproveitada se instalada no Parque de Exposições.

Apesar de considerar que as pessoas irão precisar se adaptar ao novo espaço e a localização, Fretta disse que é importante que os serviços comecem a se concentrar em um único local, facilitando o atendimento.

Fretta desabafa sobre falta de autonomia da ADR para resolver situações simples

O vereador Mauro Fretta (PSB) fez um desabafo na sessão desta quarta-feira, 18, sobre a situação das rodovias estaduais que cortam Concórdia. Para ele, a Agência de Desenvolvimento Regional acaba ficando limitada nas decisões e resoluções porque não tem autonomia e recursos financeiros, para resolver questões simples, como as roçadas às margens da rodovia.

Ruas do Loteamento Danilo Coldebella passam a ter nomes de pioneiros

Duas ruas do Loteamento Danilo Coldebella, do Distrito de Santo Antônio irão receber novos nomes, em homenagem a pioneiros de Concórdia. O projeto de autoria do vereador Artêmio Ortigara (PR), irá homenagear Antônio Coldebella que denomina a Rua A e a senhora Rosina Albiero Coldebella à rua B.

Marilane pede melhorias em estradas e iluminação para Linha Gasperini

Durante as sessões desta semana, a vereadora Marilane Fiametti Stuani (PMDB) defendeu indicações relacionadas à área rural do município. Nesta quarta-feira, 18, ela solicitou que seja instalada a iluminação pública completa na comunidade e Linha Gasperini, em frente ao Centro Comunitário e a Igreja.

Bancada do PR sugere projeto audacioso em parceria entre município e Estado para terreno onde está a Central de Polícia

A recente discussão sobre o gasto com alugueis para abrigar serviços públicos em Concórdia na Câmara de Vereadores, provocou a indicação da bancada do PR para que as áreas responsáveis da Prefeitura e do Governo do Estado possam analisar e construir uma parceria para um projeto ousado e inovador no terreno onde atualmente está a Central de Polícia, na rua Dr Maruri, em frente a Rodoviária Municipal.

Projeto de lei prevê alteração para escolha de nome de ruas e loteamentos

A nomeação de ruas e loteamentos de Concórdia passará a ter uma liberdade maior depois da aprovação do Projeto de Lei  do Legislativo 3/2018, de autoria do vereador Claiton Casagrande (PR). A alteração basicamente prevê que as ruas, loteamentos e logradouros públicos deve “manter a padronização no loteamento a que pertence, quando for o caso”.

Bancada do PT visita novo espaço da Secretária de Saúde e GEM Nova Brasília

Os vereadores da Bancada do PT apresentaram indicações relacionadas a duas visitas que fizeram a instituições do município. A primeira delas refere-se ao novo espaço da Secretaria Municipal de Saúde, que desde 11 de abril atende de forma integrada na Rua Marechal Deodoro. Os legisladores destacaram o atendimento que receberam do secretário municipal de Saúde, Sidinei Schmitd.

Vereadores falam sobre lombadas, passeios públicos e pavimentações

Instalação de lombadas e revitalização de espaços passeios públicos estiveram em pauta na sessão desta terça-feira, 17, no Legislativo concordiense. O vereador Fabiano Caitano (PSDB) pediu para que se inclua no estudo de novos pontos para lombadas eletrônicas a situação da rua Rodolfo Rigoso, no bairro São Miguel.