Projeto de Lei que Cria Programa de Estímulo ao Escotismo nas escolas municipais é aprovado

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei  71/2018 de autoria do vereador Fabiano Caitano (PSDB) que “Cria o Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Concórdia”. Representantes do Grupo de Escoteiros de Concórdia acompanharam a votação que foi elogiada pelos demais vereadores. O Projeto de lei do vereador foi protocolado na Câmara ainda em 30 de agosto de 2017.

Caitano justificou a importância das ações baseado nos princípios do escotismo, como lealdade, valores com a família e a sociedade, liderança e ações voltadas para o bem. “Tenho acompanhado o grupo e percebido como faz diferença para as crianças e para as famílias. Infelizmente, em algum momento, acabamos por perder o respeito para os as regras e instituições. Mas tenho notado que o trabalho dos escoteiros mantém viva e pode ampliar estes importantes princípios”, destacou.

O Grupo de Escoteiros de Concórdia comemora 35 anos de atuação neste mês de abril, com uma programação bem extensa. No próximo dia 21 de abril, no Centro de Eventos, irá ocorrer um grande evento, reunindo pessoas que participaram e se formaram escoteiros.

A vereadora Margarete Poletto Dalla Costa (PT) lembrou que um dos filhos participou do Grupo de Escoteiros e, que a participação no escotismo também contribuiu para formar um cidadão do bem. Ela elogiou o projeto e disse esperar que o Executivo implemente o programa nas escolas.

O vereador Claiton Casagrande (PR) também elogiou o projeto de lei e a importância dos valores do escotismo que para a sociedade como um todo. A segunda votação do projeto será nesta terça-feira, 17. Depois segue para a sanção do prefeito Rogério Luciano Pacheco (PSDB).

Homenagem

O vereador Closmar Zagonel (MDB) e o vereador Edno Gonçalves (PDT) também tem um requerimento tramitando no Legislativo para a realização de uma homenagem para o Grupo dos Escoteiros, pela passagem dos 35 anos de fundação em Concórdia.

Fretta desabafa sobre falta de autonomia da ADR para resolver situações simples

O vereador Mauro Fretta (PSB) fez um desabafo na sessão desta quarta-feira, 18, sobre a situação das rodovias estaduais que cortam Concórdia. Para ele, a Agência de Desenvolvimento Regional acaba ficando limitada nas decisões e resoluções porque não tem autonomia e recursos financeiros, para resolver questões simples, como as roçadas às margens da rodovia.

Ruas do Loteamento Danilo Coldebella passam a ter nomes de pioneiros

Duas ruas do Loteamento Danilo Coldebella, do Distrito de Santo Antônio irão receber novos nomes, em homenagem a pioneiros de Concórdia. O projeto de autoria do vereador Artêmio Ortigara (PR), irá homenagear Antônio Coldebella que denomina a Rua A e a senhora Rosina Albiero Coldebella à rua B.

Marilane pede melhorias em estradas e iluminação para Linha Gasperini

Durante as sessões desta semana, a vereadora Marilane Fiametti Stuani (PMDB) defendeu indicações relacionadas à área rural do município. Nesta quarta-feira, 18, ela solicitou que seja instalada a iluminação pública completa na comunidade e Linha Gasperini, em frente ao Centro Comunitário e a Igreja.

Bancada do PR sugere projeto audacioso em parceria entre município e Estado para terreno onde está a Central de Polícia

A recente discussão sobre o gasto com alugueis para abrigar serviços públicos em Concórdia na Câmara de Vereadores, provocou a indicação da bancada do PR para que as áreas responsáveis da Prefeitura e do Governo do Estado possam analisar e construir uma parceria para um projeto ousado e inovador no terreno onde atualmente está a Central de Polícia, na rua Dr Maruri, em frente a Rodoviária Municipal.

Projeto de lei prevê alteração para escolha de nome de ruas e loteamentos

A nomeação de ruas e loteamentos de Concórdia passará a ter uma liberdade maior depois da aprovação do Projeto de Lei  do Legislativo 3/2018, de autoria do vereador Claiton Casagrande (PR). A alteração basicamente prevê que as ruas, loteamentos e logradouros públicos deve “manter a padronização no loteamento a que pertence, quando for o caso”.

Bancada do PT visita novo espaço da Secretária de Saúde e GEM Nova Brasília

Os vereadores da Bancada do PT apresentaram indicações relacionadas a duas visitas que fizeram a instituições do município. A primeira delas refere-se ao novo espaço da Secretaria Municipal de Saúde, que desde 11 de abril atende de forma integrada na Rua Marechal Deodoro. Os legisladores destacaram o atendimento que receberam do secretário municipal de Saúde, Sidinei Schmitd.

Vereadores falam sobre lombadas, passeios públicos e pavimentações

Instalação de lombadas e revitalização de espaços passeios públicos estiveram em pauta na sessão desta terça-feira, 17, no Legislativo concordiense. O vereador Fabiano Caitano (PSDB) pediu para que se inclua no estudo de novos pontos para lombadas eletrônicas a situação da rua Rodolfo Rigoso, no bairro São Miguel.