100%

Projeto de Lei do vereador Casagrande é aprovado e institui a Semana Municipal de Valorização da Vida em Concórdia

Nesta quinta-feira, 10, passará pela segunda votação, o projeto de Lei do Legislativo 10/2018, de autoria do vereador Claiton Casagrande (PR) que institui a Semana Municipal de Valorização da Vida, em Concórdia. “O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e a possibilidade de se buscar a ajuda”, comentou Casagrande durante a primeira votação do projeto, na sessão desta quarta-feira.

Ele apresentou dados que mostram uma situação alarmante que envolve a região Sul do Brasil, divulgados no fim do ano passado, quando foi divulgado o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, pelo Ministério da Saúde. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná respondem por uma taxa de 23% dos casos. Considerando que os Estados detêm somente 14% da população nacional, o número é preocupante. 

Os dados mostram que entre 2011 e 2015, as maiores taxas de óbito por suicídio foram registradas nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul que apresentaram, respectivamente, 10,3, 8,8 e 8,5 óbitos por 100 mil habitantes. 

 Casagrande citou uma reportagem do Diário Catarinense onde foram divulgados dados  pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), em 2016, em que mostra que 2.990 catarinenses tentaram o suicídio e 603 foram a óbito. Em 2015, foram registradas 2.909 tentativas de suicídio e 598 óbitos. 

Um dos alertas do boletim é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos no país. A média nacional é 5,5 por 100 mil. Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas.

Para o vereador, a implantação da Lei tem por objetivo contribuir para expandir a atuação dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPs), além de incentivar o acesso a serviços voluntários, como os Centros de Valorização da Vida, com ligações gratuitas para o número 188. “Nós sabemos que existe uma meta para reduzir em 10% a mortalidade por suicídio até 2020 e, nós enquanto vereador, estamos procurando fazer a nossa parte”, ressaltou.

A sugestão do projeto de lei é que na segunda semana do mês de maio sejam realizadas ações de reflexão e conscientização sobre o tema.

O vereador Evandro Pegoraro (PT) ressaltou a importância da prevenção e de conversar sobre o assunto. Pontuou que já passou pela experiência de perder uma pessoa querida pelo suicídio. “Toda e qualquer vida que for salva, já vale o cuidado, o investimento e a preocupação”, destacou.

Anderson Guzzatto (PR) comentou que “quando uma pessoa tira a própria vida, ela tentou na verdade, viver”. Na visão do vereador, é muito importante que sejam desenvolvidas estas ações com o foco de salvar vidas e também, famílias.

Os vereadores Closmar Zagonel (MDB) e Margarete Poletto Dalla Costa (PT) também elogiaram a elaboração do projeto de lei. 
 

Notícias

Vereadores esclarecem pontos de Projeto de Lei que será votado na próxima semana
Vereadores esclarecem pontos de Projeto de Lei que será votado na próxima semana

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação, por meio do presidente Evandro Pegoraro (PT) e do relator Fabiano Caitano (PSDB) estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Finanças para buscar mais informações sobre o Projeto de Lei 15/2018 que dispõe sobre baixa de Dívida Ativa e remissão de créditos tributários.

Prefeita, vice e vereadores da MiniCidade CEM são empossados na Câmara de Vereadores
Prefeita, vice e vereadores da MiniCidade CEM são empossados na Câmara de Vereadores

O Plenário da Câmara de Vereadores de Concórdia foi o local escolhido para a posse da prefeita, vice e vereadores eleitos para administrar a Minicidade Cooperativista do Colégio CEM, para o biênio 2018/2019. O ato de diplomação na noite desta quarta-feira, 16 de maio, reuniu familiares, professores, a direção da escola e autoridades. Alanis Dandolin foi a prefeita diplomada, tendo como vice, Helena Menutte de Oliveira. O presidente da Câmara, foi o candidato a vereador mais votado, Pedro Bichet Rios.

Vereadores cumprem agenda em Florianópolis
Vereadores cumprem agenda em Florianópolis

Os vereadores Mauro Fretta (PSB), Closmar Zagonel (MDB) e André Rizelo (PT) cumprem agenda em Florianópolis entre terça-feira, 15 e esta quinta-feira, 17. O roteiro inclui visitas à Cidasc, onde os vereadores trataram sobre a possibilidade de convênio entre Estado e município para liberar a venda de produtos para outros estados, por meio do Sisb/Suasa.

 Vereadores apresentam 11 emendas à LDO
 Vereadores apresentam 11 emendas à LDO

Os vereadores de Concórdia protocolaram 11 emendas a Lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LDO) 2018. De modo geral, as emendas elencam assuntos que são debatidos na Casa Legislativa por meio dos legisladores. A LDO é o documento que norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Rizelo sugere bolsa técnico para ampliar polos das escolinhas esportivas municipais
Rizelo sugere bolsa técnico para ampliar polos das escolinhas esportivas municipais

O vereador André Rizelo (PT) apresentou uma indicação na Câmara de Vereadores, para que o município de Concórdia avalie a implantação do Bolsa Técnico, para atender profissionais da área de modalidades esportivas que atuam nas escolinhas e também no esporte de rendimento. “Nós sabemos a demanda destes técnicos e também seria uma alternativa para criar mais polos de atendimento das escolinhas”, disse.

Ortigara sugere analise para instalar posto de Saúde para atender a região do bairro Nações, Catarina Fontana e arredores
Ortigara sugere analise para instalar posto de Saúde para atender a região do bairro Nações, Catarina Fontana e arredores

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara (PR), fez uma sugestão para que seja analisado a possibilidade de instalar uma Estratégia de Saúde da Família, em lotes destinados a área pública no Loteamento Turmena. Conforme Ortigara, a localização é interessante porque acaba por centralizar estes novos loteamentos, além dos bairros Nações e Catarina Fontana.

Vereadores discutem sobre qual o mês para realizar a Expo Concórdia em 2019
Vereadores discutem sobre qual o mês para realizar a Expo Concórdia em 2019

Qual o melhor mês para realizar a Expo Concórdia? O assunto levantado pelo vereador Edno Gonçalves (PDT) foi debatido na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, 10 de maio. Citando vários exemplos de municípios que realizaram as feiras, como Seara, Ipumirim e Treze Tílias, ele sugeriu que Concórdia realize a Expo no mês de abril.