Projeto de Lei do vereador Casagrande é aprovado e institui a Semana Municipal de Valorização da Vida em Concórdia

Nesta quinta-feira, 10, passará pela segunda votação, o projeto de Lei do Legislativo 10/2018, de autoria do vereador Claiton Casagrande (PR) que institui a Semana Municipal de Valorização da Vida, em Concórdia. “O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e a possibilidade de se buscar a ajuda”, comentou Casagrande durante a primeira votação do projeto, na sessão desta quarta-feira.

Ele apresentou dados que mostram uma situação alarmante que envolve a região Sul do Brasil, divulgados no fim do ano passado, quando foi divulgado o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, pelo Ministério da Saúde. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná respondem por uma taxa de 23% dos casos. Considerando que os Estados detêm somente 14% da população nacional, o número é preocupante.

Os dados mostram que entre 2011 e 2015, as maiores taxas de óbito por suicídio foram registradas nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul que apresentaram, respectivamente, 10,3, 8,8 e 8,5 óbitos por 100 mil habitantes.

Casagrande citou uma reportagem do Diário Catarinense onde foram divulgados dados  pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), em 2016, em que mostra que 2.990 catarinenses tentaram o suicídio e 603 foram a óbito. Em 2015, foram registradas 2.909 tentativas de suicídio e 598 óbitos.

Um dos alertas do boletim é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos no país. A média nacional é 5,5 por 100 mil. Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas.

Para o vereador, a implantação da Lei tem por objetivo contribuir para expandir a atuação dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPs), além de incentivar o acesso a serviços voluntários, como os Centros de Valorização da Vida, com ligações gratuitas para o número 188. “Nós sabemos que existe uma meta para reduzir em 10% a mortalidade por suicídio até 2020 e, nós enquanto vereador, estamos procurando fazer a nossa parte”, ressaltou.

A sugestão do projeto de lei é que na segunda semana do mês de maio sejam realizadas ações de reflexão e conscientização sobre o tema.

O vereador Evandro Pegoraro (PT) ressaltou a importância da prevenção e de conversar sobre o assunto. Pontuou que já passou pela experiência de perder uma pessoa querida pelo suicídio. “Toda e qualquer vida que for salva, já vale o cuidado, o investimento e a preocupação”, destacou.

Anderson Guzzatto (PR) comentou que “quando uma pessoa tira a própria vida, ela tentou na verdade, viver”. Na visão do vereador, é muito importante que sejam desenvolvidas estas ações com o foco de salvar vidas e também, famílias.

Os vereadores Closmar Zagonel (MDB) e Margarete Poletto Dalla Costa (PT) também elogiaram a elaboração do projeto de lei.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/05/2018 - 14:53:50 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 09/05/2018 - 15:22:10 por: Divaleia Salete Casagrande

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.