Vereadores discutem sobre qual o mês para realizar a Expo Concórdia em 2019

Qual o melhor mês para realizar a Expo Concórdia? O assunto levantado pelo vereador Edno Gonçalves (PDT) foi debatido na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, 10 de maio. Citando vários exemplos de municípios que realizaram as feiras, como Seara, Ipumirim e Treze Tílias, ele sugeriu que Concórdia realize a Expo no mês de abril.

Ainda é importante, conforme o vereador, formar uma comissão para tratar do assunto. “A feira é tradicionalmente realizada em julho, um mês de frio, que dificulta para as pessoas saírem de casa”, destacou.

Vinicius Mocelin (PR) alertou que se for para haver mudança em data, é preciso prestar atenção à sanidade animal, já que para o movimento de animais é mais recomendado no período de frio. Para ele, é preciso construir uma alternativa e até mesmo separar os eventos. “Isto faria com que pudéssemos tentar agregar em duas situações”, pontuou.

Para Evandro Pegoraro (PT), independentemente de data, a feira precisa voltar a acontecer para movimentar a economia local. “Isto faz com possamos ter movimento hoteleiro, de restaurantes, estruturas de estandes. Movimenta nosso município, gera emprego e renda”, comentou.

Anderson Guzzatto (PR) também opinou. Para ele, caso a feira seja realizada fora do mês de julho, é preciso cuidado para não acontecer o conflito de datas com outros municípios. “Na minha opinião, acredito que seja interessante fazer antes do inverno”, pontuou.

Marilane Fiametti Stuani (MDB) comentou que não iria votar contra a indicação, mas lembrou que em 2007, a Expo foi realizada em abril e não teve um bom público. “As pessoas estão esperando pelo evento, é uma tradição ser junto com o aniversário do município”, destacou.

Closmar Zagonel (MDB) disse que ao não realizar feiras deste porte, com organização do município, Concórdia perdeu espaço nos últimos anos. Para ele, será preciso um intenso trabalho de mobilização para a Expo recuperar o espaço que é dela.

Por fim, no Grande Expediente, o líder do governo, Fabiano Caitano (PSDB) explicou que na época da realização da Expo, em maio de 2007, o público não foi o esperado, conforme notícias da própria época. Ele tranquilizou os vereadores e a população, informando que a administração já trabalha no planejamento para fazer uma grande feira.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/05/2018 - 16:02:45 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/05/2018 - 16:02:45 por: Divaleia Salete Casagrande

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.