Marilane acompanha moradores da Horacio Sandi que pedem agilidade em solução para destino das moradias da rua

A vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) acompanhou representantes dos moradores da rua Horácio Sandi, em entrevista coletiva, realizada na sala de reuniões do Legislativo, na tarde de quinta-feira, 10. No encontro, os moradores Elizandro Tavares e Elisangela Bruniera, relataram a preocupação com a demora da Justiça em se posicionar sobre um destino para o caso. Os moradores pedem agilidade nas perícias e na liberação do aluguel depositado via judicial, para os moradores.

A preocupação é porque, apenas a Prefeitura de Concórdia tem pagado o aluguel social, mas o valor não tem chegado aos moradores, porque depende da liberação judicial, já que o depósito é feito em juízo. Conforme os moradores, o proprietário do terreno, alega que não tem condições de pagar a parte dele, porque teve os bens bloqueados pela justiça, para evitar a dilapidação do patrimônio.

A expectativa dos moradores é pela realização de duas perícias: uma por decisão judicial e a outra do poder público municipal. Esta segunda tem como objetivo fazer a recuperação das ruas atingidas, no que se refere a área pública, sendo que o recurso já está garantido.

A vereadora, que também foi atingida pelo deslizamento, ocorrido em 31 de maio do ano passado, destaca que a preocupação com os moradores envolve desde as crianças, até os idosos. “Mesmo sendo oferecido ajuda psicológica, alguns deles não querem o atendimento. Então, é uma situação muito difícil, porque sabemos que o processo na justiça, senão tiver acordo, poderá levar muito tempo para ter uma definição”, comentou.

Marilane ressalta ainda que no dia 31, data em que aconteceu o deslizamento, as 18 famílias atingidas deverão fazer um ato para marcar o primeiro ano do episódio. “Nós não queremos que o caso seja esquecido, mas buscamos uma solução, o mais rápido possível”, comentou.

Vereadores esclarecem pontos de Projeto de Lei que será votado na próxima semana

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação, por meio do presidente Evandro Pegoraro (PT) e do relator Fabiano Caitano (PSDB) estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Finanças para buscar mais informações sobre o Projeto de Lei 15/2018 que dispõe sobre baixa de Dívida Ativa e remissão de créditos tributários.

Prefeita, vice e vereadores da MiniCidade CEM são empossados na Câmara de Vereadores

O Plenário da Câmara de Vereadores de Concórdia foi o local escolhido para a posse da prefeita, vice e vereadores eleitos para administrar a Minicidade Cooperativista do Colégio CEM, para o biênio 2018/2019. O ato de diplomação na noite desta quarta-feira, 16 de maio, reuniu familiares, professores, a direção da escola e autoridades. Alanis Dandolin foi a prefeita diplomada, tendo como vice, Helena Menutte de Oliveira. O presidente da Câmara, foi o candidato a vereador mais votado, Pedro Bichet Rios.

Vereadores cumprem agenda em Florianópolis

Os vereadores Mauro Fretta (PSB), Closmar Zagonel (MDB) e André Rizelo (PT) cumprem agenda em Florianópolis entre terça-feira, 15 e esta quinta-feira, 17. O roteiro inclui visitas à Cidasc, onde os vereadores trataram sobre a possibilidade de convênio entre Estado e município para liberar a venda de produtos para outros estados, por meio do Sisb/Suasa.

Vereadores apresentam 11 emendas à LDO

Os vereadores de Concórdia protocolaram 11 emendas a Lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LDO) 2018. De modo geral, as emendas elencam assuntos que são debatidos na Casa Legislativa por meio dos legisladores. A LDO é o documento que norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Rizelo sugere bolsa técnico para ampliar polos das escolinhas esportivas municipais

O vereador André Rizelo (PT) apresentou uma indicação na Câmara de Vereadores, para que o município de Concórdia avalie a implantação do Bolsa Técnico, para atender profissionais da área de modalidades esportivas que atuam nas escolinhas e também no esporte de rendimento. “Nós sabemos a demanda destes técnicos e também seria uma alternativa para criar mais polos de atendimento das escolinhas”, disse.

Ortigara sugere analise para instalar posto de Saúde para atender a região do bairro Nações, Catarina Fontana e arredores

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara (PR), fez uma sugestão para que seja analisado a possibilidade de instalar uma Estratégia de Saúde da Família, em lotes destinados a área pública no Loteamento Turmena. Conforme Ortigara, a localização é interessante porque acaba por centralizar estes novos loteamentos, além dos bairros Nações e Catarina Fontana.

Vereadores discutem sobre qual o mês para realizar a Expo Concórdia em 2019

Qual o melhor mês para realizar a Expo Concórdia? O assunto levantado pelo vereador Edno Gonçalves (PDT) foi debatido na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, 10 de maio. Citando vários exemplos de municípios que realizaram as feiras, como Seara, Ipumirim e Treze Tílias, ele sugeriu que Concórdia realize a Expo no mês de abril.