Decisões judiciais envolvendo programa Lar Legal foram comentadas na Câmara

Decisões judiciais envolvendo programa Lar Legal foram comentadas na Câmara Ortigara explicou que os processos são têm decisões judiciais proferidas nos últimos dias
Uma situação que envolve diversas famílias de Concórdia começa a ter contornos de solução e desta forma dar mais tranquilidade aos envolvidos nos processos do Lar Legal. O presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara (PR) comentou na sessão desta quarta-feira, 6, que nos últimos dias a Comarca de Concórdia proferiu sentença garantindo que alguns moradores possam ter direito a regularizar os terrenos de loteamentos onde já moram. “É uma decisão que começa a trazer tranquilidade para as pessoas que estão nesta situação”, explicou ao dizer que cada pessoa deve procurar informações sobre o caso de forma individual.

O assunto que é amplamente debatido na Câmara de Vereadores nos últimos anos por praticamente todos os legisladores teve o pedido do vereador Closmar Zagonel (MDB) para que o Ministério Público pudesse agilizar os processos. No entanto, as sentenças favoráveis começaram a ser proferidas e publicas em abril, mesmo que ainda sejam passíveis de recurso no Tribunal de Justiça.

A notícia das sentenças favoráveis também motivou as manifestações dos vereadores Mauro Fretta (PSB) e Evandro Pegoraro (PT), que já vinham há longo tempo acompanhando a situação. Fretta comentou que estas decisões favoráveis abrem o caminho para a regularização e o investimento das famílias que esperam por anos por esta definição. “Envolve também uma questão social e econômica, além da segurança jurídica”, afirmou.

Pegoraro ressaltou que as decisões trazem também benefícios para o município, além da questão social. “Além das famílias, a administração também será beneficiada, com que a questão de tributos. Mas é muito importante o lado social, da tranquilidade e dos investimentos que as pessoas poderão fazer no lar onde moram por muitos anos”, destacou.

No entanto, apesar das decisões favoráveis, elas ainda podem ser objeto de recurso do Ministério Público junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Em Santa Catarina, as decisões finais estariam pendentes na Comarca de Concórdia, envolvendo o município sede e Irani.

Lar Legal
O Lar Legal tem por objetivo regularizar a situação de pessoas que vivem em loteamentos clandestinos e que não possuem condições financeiras nem acesso à legalização via Justiça comum.  De forma simplificada, o projeto consiste na organização de documentos e cadastro dos beneficiados, ajuizamento e trâmite do processo judicial de posse e a emissão das devidas certidões dos lotes. No entanto, o objetivo do programa é atender pessoas de baixa renda.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/06/2018 - 14:25:48 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 06/06/2018 - 14:25:48 por: Divaleia Salete Casagrande

Casagrande e Fretta sugerem estudo para utilizar "pedreira do Santa Rita" para instalar Aterro de Inertes e recuperar a área
Casagrande e Fretta sugerem estudo para utilizar

Utilizar o espaço do local conhecido como “Pedreira de Santa Rita” para Aterro de Inertes para destinar resíduos de obras públicas. O pedido apresentado na sessão Ordinária de sexta-feira, 10 de agosto, é dos vereadores Claiton Casagrande (PR) e Mauro Fretta (PSB) para que o Executivo faça uma analise do terreno e possa em longo prazo fazer a recuperação da área em questão.

Projeto que autoriza o Programa de Pavimentação em Sistema Comunitário em Concórdia está aprovado pela Câmara

Moradores interessados em aderir ao Programa de Pavimentação em Sistema Comunitário em Concórdia poderão fazer isto nos próximos meses. O Projeto de Lei 30/2018 de autoria do Poder Executivo que trata da legislação deste sistema foi aprovado por unanimidade de votos em duas votações, nesta quinta e sexta-feira, e agora segue para sanção do prefeito Rogerio Pacheco, para fazer também a regulamentação da legislação

Oito Projetos de Lei foram analisados em primeira votação nesta quinta-feira, nove

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos nesta quinta-feira, diversos projetos de lei. Entre elas está o Projeto de Lei 33/2018 que autoriza o financiamento de R$ 3.170.000 no Programa Avançar Cidades, para pavimentar cerca de 1,5 mil metros da Rua Catharina Mafessoni , no bairro da Gruta.  Toda a extensão da rua onde ainda não tem a pavimentação será asfaltada.

Gonçalves pede informações sobre pontos de ônibus

O vereador Edno Gonçalves (PDT) comentou sobre o Requerimento 134/2018  e o Pedido de Informação 126/2018. Ele solicita que a Prefeitura encaminhe todos os itens solicitados anteriormente dentro de um Pedido de Informação anterior relacionado ao processo do Diagnóstico SocioAmbiental.Os assuntos foram abordados na sessão desta quinta-feira, 9 de agosto.