100%

Decisões judiciais envolvendo programa Lar Legal foram comentadas na Câmara

Decisões judiciais envolvendo programa Lar Legal foram comentadas na Câmara Ortigara explicou que os processos são têm decisões judiciais proferidas nos últimos dias
Uma situação que envolve diversas famílias de Concórdia começa a ter contornos de solução e desta forma dar mais tranquilidade aos envolvidos nos processos do Lar Legal. O presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara (PR) comentou na sessão desta quarta-feira, 6, que nos últimos dias a Comarca de Concórdia proferiu sentença garantindo que alguns moradores possam ter direito a regularizar os terrenos de loteamentos onde já moram. “É uma decisão que começa a trazer tranquilidade para as pessoas que estão nesta situação”, explicou ao dizer que cada pessoa deve procurar informações sobre o caso de forma individual.

O assunto que é amplamente debatido na Câmara de Vereadores nos últimos anos por praticamente todos os legisladores teve o pedido do vereador Closmar Zagonel (MDB) para que o Ministério Público pudesse agilizar os processos. No entanto, as sentenças favoráveis começaram a ser proferidas e publicas em abril, mesmo que ainda sejam passíveis de recurso no Tribunal de Justiça.

A notícia das sentenças favoráveis também motivou as manifestações dos vereadores Mauro Fretta (PSB) e Evandro Pegoraro (PT), que já vinham há longo tempo acompanhando a situação. Fretta comentou que estas decisões favoráveis abrem o caminho para a regularização e o investimento das famílias que esperam por anos por esta definição. “Envolve também uma questão social e econômica, além da segurança jurídica”, afirmou.

Pegoraro ressaltou que as decisões trazem também benefícios para o município, além da questão social. “Além das famílias, a administração também será beneficiada, com que a questão de tributos. Mas é muito importante o lado social, da tranquilidade e dos investimentos que as pessoas poderão fazer no lar onde moram por muitos anos”, destacou.

No entanto, apesar das decisões favoráveis, elas ainda podem ser objeto de recurso do Ministério Público junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Em Santa Catarina, as decisões finais estariam pendentes na Comarca de Concórdia, envolvendo o município sede e Irani.

Lar Legal
O Lar Legal tem por objetivo regularizar a situação de pessoas que vivem em loteamentos clandestinos e que não possuem condições financeiras nem acesso à legalização via Justiça comum.  De forma simplificada, o projeto consiste na organização de documentos e cadastro dos beneficiados, ajuizamento e trâmite do processo judicial de posse e a emissão das devidas certidões dos lotes. No entanto, o objetivo do programa é atender pessoas de baixa renda.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/06/2018 - 14:25:48 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 06/06/2018 - 14:25:48 por: Divaleia Salete Casagrande

Notícias

Atraso nas ligações residenciais de água por parte da Casan leva vereador a fazer denúncia na Aris, Procon e MP
Atraso nas ligações residenciais de água por parte da Casan leva vereador a fazer denúncia na Aris, Procon e MP

O vereador Edno Gonçalves (PDT) protocolou uma indicação pedindo para que o município notifique a Casan sobre o não cumprimento do serviço da ligação de água da rede para as residências. O motivo, conforme o vereador “seria a falta de estrutura necessária por parte da estatal para conseguir executar o serviço.” Ele citou o exemplo de uma moradora que solicitou a ligação e ainda não foi atendida.
 

Vereadores pedem que Deinfra projete uma rótula no entroncamento da Rua Padres Franciscanos com o Contorno Norte
Vereadores pedem que Deinfra projete uma rótula no entroncamento da Rua Padres Franciscanos com o Contorno Norte

Para evitar que se repita a situação encontrada no entroncamento do acesso para o bairro dos Estados, os vereadores Artêmio Ortigara (PR), Claiton Casagrande (PR) e Margarete Poletto Dalla Costa (PT) encaminharam uma indicação para que o Deinfra possa realizar uma analise para implantar uma rotatória no ponto de encontro da Rua Padres Franciscanos com o Contorno Norte.

Ortigara pede "distância zero" de afastamento em situações consolidadas ao logo das margens do Rio Queimados
Ortigara pede

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara (PR), fez uma indicação para que o Comitê de Avaliação do governo municipal que está trabalhando no Diagnóstico Socioambiental – o documento já foi entregue pela empresa responsável à Prefeitura – possa considerar que as atuais situações consolidadas no Rio dos Queimados, possam manter a “distância zero” de afastamento.

Moção pede o aumento do efetivo de policiais federais para o posto de Cachimbo
Moção pede o aumento do efetivo de policiais federais para o posto de Cachimbo

Os vereadores aprovaram na sessão desta quarta-feira, 20, a Moção 18/2018 que solicita o aumento do efetivo para o Posto de Polícia Rodoviária Federal, localizado em Cachimbo, em Concórdia. Atualmente, conforme informações repassadas na tribuna pelo vereador Claiton Casagrande (PR), os plantões estão sendo realizados com apenas dois policiais, sendo que para realizar outras operações, é necessário o apoio das outras forças policiais, como a Polícia Civil e Polícia Militar.

Pedido de desafetação do terreno onde seria a UFFS para instalar possível área industrial provoca debate na Câmara
Pedido de desafetação do terreno onde seria a UFFS para instalar possível área industrial provoca debate na Câmara

A indicação do vereador e presidente da Câmara, Artêmio Ortigara (PR), para que o município inicie o processo de desafetação da área de terra comprado para instalar o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) provocou mais uma discussão acalorada sobre o assunto. “Quero deixar bem claro que sou favorável e entendo que todos os esforços para a instalação do campus devem ser feitos. No entanto, como não temos a certeza de quando isto virá acontecer, porque não há documentos oficiais que façam esta previsão em curto espaço de tempo, é que faço está indicação”, comentou.

Casagrande sugere analise para instalar lombadas e ilhas de segurança na Rua Tancredo Neves, entre o trevo do Contorno Norte e a BR 153
Casagrande sugere analise para instalar lombadas e ilhas de segurança na Rua Tancredo Neves, entre o trevo do Contorno Norte e a BR 153

Medidas de segurança no trânsito na Rua Tancredo de Almeida Neves foram sugeridas pelo vereador Claiton Casagrande (PR). Ele pontua o pedido de analise para instalar uma lombada eletrônica perto do Posto de Combustível Delta. “Já foram registrados inúmeros acidentes neste local, e a lombada, caso seja instalada vai ajudar a garantir a segurança de motoristas e pedestres”, justifica.

Pegoraro pede mais informações para votação do Projeto de Lei 26/2018
Pegoraro pede mais informações para votação do Projeto de Lei 26/2018

O Projeto de Lei 26/2018 de autoria do Executivo Municipal foi tema de debate entre os vereadores, na sessão desta terça-feira, 19. O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou que este projeto trata de um financiamento de R$ 4,5 milhões dentro do Programa Eficiência Municipal, no Banco do Brasil.

Projeto de Lei do vereador Caitano é aprovado e Concórdia poderá ter jardins verticais
Projeto de Lei do vereador Caitano é aprovado e Concórdia poderá ter jardins verticais

Em um período não muito distante as paredes de concreto concordiense poderão ganhar um toque especial, oferecendo assim uma nova paisagem e novos ares para quem mora aqui e também para os visitantes. Está é a proposta do Projeto de Lei do Legislativo 17/2018, do vereador Fabiano Caitano, por meio de incentivos para a implantação de jardins verticais em Concórdia.