100%

Deslocamento das agentes de saúde para atender as famílias é debatido na Câmara

Durante a sessão desta segunda-feira, 7, a vereadora Margarete Poletto Dalla Costa (PT) comentou sobre a necessidade do município ofertar um meio de transporte para que as agentes de saúde possam se deslocar dentro da área de atuação das Estratégias de Saúde da Família (ESF). “Nós pedimos para que se coloquem motos a disposição, carro para que possa levar até determinado local ou façam o ressarcimento do valor gasto para as servidoras”, comentou a vereadora, que também pediu incentivos financeiros para os membros das Estratégias de Família.

Atualmente, o município conta com o trabalho de 54 agentes de saúde que trabalham nas 15 ESFs. No entanto, um dos critérios para a contratação no processo seletivo, é que a agente resida na região em que será feito o atendimento.

O vereador Valcir Zanella (PSDB) comentou sobre as dificuldades que as agentes de saúde enfrentam no atendimento, em que muitas vezes as pessoas se recusam a receber o atendimento, que é parte inicial do processo de atenção básica de saúde. “As agentes de saúde têm um trabalho fundamental para a saúde do nosso município. Entendo que dentro da legalidade e também das condições financeiras que seja analisada esta reinvindicação”, pontua.

O líder da bancada do PT, André Rizelo, comentou que algumas servidoras que trabalham na área de combate a dengue, já contam com a moto para o deslocamento. “Nosso pedido é para que se analise a situação e seja oferecido uma melhor qualidade de trabalho para as agentes, que tem papel importante para a saúde concordiense”, comentou.

Mauro Fretta (PSB) disse que está demanda deveria ter sido pensada quando da criação dos programas das Estratégias de Saúde de Família. “Com o passar do tempo as áreas urbanas foram ampliadas e as distâncias aumentaram entre as localidades”, comentou ao apontar que a questão das motocicletas envolvem também a necessidade do servidor ter habilitação específica.

Outra sugestão de Fretta é para que se analise, no caso de não ter o carro ou a moto, se flexione os horários de trabalho e se ofereça o transporte urbano. Ele também pediu uma revisão do salário da categoria.

Evandro Pegoraro (PT) também ressaltou que o trabalho das agentes representa a “cara de apresentação” da saúde básica do município. “É o trabalho de ouvir, orientar as famílias, ser também inclusive o ombro amigo em algumas situações”, comentou.
Anderson Guzzatto (PR) parabenizou o trabalho das agentes de saúde, que o realizam com muito compromisso e respeito com a comunidade. Para ele, a situação do transporte e deslocamento precisa ser analisada e construída com cuidado para evitar futuras demandas, mas Guzzatto avalia que é possível evoluir na situação, inclusive na parte financeira.

Atendimento nos postos do bairro Santa Cruz e Jardim

A vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) pediu para que a Secretaria de Saúde providencie mais servidores para os postos de saúde dos bairros Santa Cruz e Jardim. Conforme ela, as enfermeiras que atendem nos locais têm se desdobrado no atendimento, mas quando precisam fazer um trabalho fora do posto, o local precisa ser fechado. Ela comentou que sabe que nos próximos dias será realizada a contratação por meio do processo seletivo, mas pediu uma atenção especial até este período.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/06/2018 - 15:47:20 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 07/06/2018 - 15:47:20 por: Divaleia Salete Casagrande

Notícias

Atraso nas ligações residenciais de água por parte da Casan leva vereador a fazer denúncia na Aris, Procon e MP
Atraso nas ligações residenciais de água por parte da Casan leva vereador a fazer denúncia na Aris, Procon e MP

O vereador Edno Gonçalves (PDT) protocolou uma indicação pedindo para que o município notifique a Casan sobre o não cumprimento do serviço da ligação de água da rede para as residências. O motivo, conforme o vereador “seria a falta de estrutura necessária por parte da estatal para conseguir executar o serviço.” Ele citou o exemplo de uma moradora que solicitou a ligação e ainda não foi atendida.
 

Vereadores pedem que Deinfra projete uma rótula no entroncamento da Rua Padres Franciscanos com o Contorno Norte
Vereadores pedem que Deinfra projete uma rótula no entroncamento da Rua Padres Franciscanos com o Contorno Norte

Para evitar que se repita a situação encontrada no entroncamento do acesso para o bairro dos Estados, os vereadores Artêmio Ortigara (PR), Claiton Casagrande (PR) e Margarete Poletto Dalla Costa (PT) encaminharam uma indicação para que o Deinfra possa realizar uma analise para implantar uma rotatória no ponto de encontro da Rua Padres Franciscanos com o Contorno Norte.

Ortigara pede "distância zero" de afastamento em situações consolidadas ao logo das margens do Rio Queimados
Ortigara pede

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara (PR), fez uma indicação para que o Comitê de Avaliação do governo municipal que está trabalhando no Diagnóstico Socioambiental – o documento já foi entregue pela empresa responsável à Prefeitura – possa considerar que as atuais situações consolidadas no Rio dos Queimados, possam manter a “distância zero” de afastamento.

Moção pede o aumento do efetivo de policiais federais para o posto de Cachimbo
Moção pede o aumento do efetivo de policiais federais para o posto de Cachimbo

Os vereadores aprovaram na sessão desta quarta-feira, 20, a Moção 18/2018 que solicita o aumento do efetivo para o Posto de Polícia Rodoviária Federal, localizado em Cachimbo, em Concórdia. Atualmente, conforme informações repassadas na tribuna pelo vereador Claiton Casagrande (PR), os plantões estão sendo realizados com apenas dois policiais, sendo que para realizar outras operações, é necessário o apoio das outras forças policiais, como a Polícia Civil e Polícia Militar.

Pedido de desafetação do terreno onde seria a UFFS para instalar possível área industrial provoca debate na Câmara
Pedido de desafetação do terreno onde seria a UFFS para instalar possível área industrial provoca debate na Câmara

A indicação do vereador e presidente da Câmara, Artêmio Ortigara (PR), para que o município inicie o processo de desafetação da área de terra comprado para instalar o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) provocou mais uma discussão acalorada sobre o assunto. “Quero deixar bem claro que sou favorável e entendo que todos os esforços para a instalação do campus devem ser feitos. No entanto, como não temos a certeza de quando isto virá acontecer, porque não há documentos oficiais que façam esta previsão em curto espaço de tempo, é que faço está indicação”, comentou.

Casagrande sugere analise para instalar lombadas e ilhas de segurança na Rua Tancredo Neves, entre o trevo do Contorno Norte e a BR 153
Casagrande sugere analise para instalar lombadas e ilhas de segurança na Rua Tancredo Neves, entre o trevo do Contorno Norte e a BR 153

Medidas de segurança no trânsito na Rua Tancredo de Almeida Neves foram sugeridas pelo vereador Claiton Casagrande (PR). Ele pontua o pedido de analise para instalar uma lombada eletrônica perto do Posto de Combustível Delta. “Já foram registrados inúmeros acidentes neste local, e a lombada, caso seja instalada vai ajudar a garantir a segurança de motoristas e pedestres”, justifica.

Pegoraro pede mais informações para votação do Projeto de Lei 26/2018
Pegoraro pede mais informações para votação do Projeto de Lei 26/2018

O Projeto de Lei 26/2018 de autoria do Executivo Municipal foi tema de debate entre os vereadores, na sessão desta terça-feira, 19. O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou que este projeto trata de um financiamento de R$ 4,5 milhões dentro do Programa Eficiência Municipal, no Banco do Brasil.

Projeto de Lei do vereador Caitano é aprovado e Concórdia poderá ter jardins verticais
Projeto de Lei do vereador Caitano é aprovado e Concórdia poderá ter jardins verticais

Em um período não muito distante as paredes de concreto concordiense poderão ganhar um toque especial, oferecendo assim uma nova paisagem e novos ares para quem mora aqui e também para os visitantes. Está é a proposta do Projeto de Lei do Legislativo 17/2018, do vereador Fabiano Caitano, por meio de incentivos para a implantação de jardins verticais em Concórdia.