Projeto de subsídio para recolhimento de animais mortos em propriedades rurais é aprovado

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos, o Projeto de Lei 31/2018, que trata de uma parceria com o Consórcio Lambari, para o pagamento de um valor dividido entre todos os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). O destino do valor é para o projeto piloto que trata de recolhimento e processamento de animais mortos e dá outras providências. A parceria é dezembro de 2018 e o produtor não terá custo para o recolhimento. Durante esta semana, os vereadores participaram de uma reunião onde conheceram números do processo, como número de animais recolhidos (suínos e bovinos).

Evandro Pegoraro (PT) comentou sobre a saída jurídica encontrada para resolver uma situação que preocupa muito o interior do município. “Faço referência à gestão do Consórcio Lambari e a Amauc, e ao Roberto Kurtz Pereira, pelo trabalho sério e pela busca de uma alternativa para este problema, que inclusive envolve a sanidade animal”, comentou ao lembrar que este projeto piloto é pioneiro no Brasil, que poderá dar um novo rumo de negócios, permitindo um novo negócio, já que a matéria prima recolhida será transformada em ração.

Edno Gonçalves (PDT) afirmou que também teve “grande participação como presidente da Comissão de Agricultura aqui nesta Casa, onde levantei diversos debates e assuntos, juntamente com outros vereadores, que ajudaram a formar este projeto de lei”. Para ele, a demanda para quem tem os animais mortos é grande, principalmente para os bovinos. “É um incentivo importante para o interior”, disse ao sugerir uma audiência pública para debater o assunto e explicar a legislação para os agricultores.

Claiton Casagrande (PR) enalteceu e agradeceu o trabalho do Consórcio Lambari pelo projeto apresentado. O vereador que é relator da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, destacou que é importante a participação do município neste processo, para também valorizar o trabalho do agricultor e manter o status sanitário da região. “É um momento de apoio para o projeto piloto para que depois possa ter viabilidade e atender também a demanda destas situações que envolvem a produção animal”, comentou.

O projeto passará por segunda votação nesta quinta-feira, 11 de julho. Durante está sessão também foi aprovado o Projeto de Lei 32/2018 que trata do repasse de um trator para a comunidade de Linha Suruvi.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/07/2018 - 15:03:45 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 11/07/2018 - 15:07:32 por: Divaleia Salete Casagrande

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.