Fretta sugere melhorias em cemitérios do interior

O vereador Mauro Fretta (PSB) fez uma sugestão para que seja realizada uma manutenção nos cemitérios do interior de Concórdia. A indicação foi feita na sessão Ordinária desta quinta-feira, 5 de setembro. A sugestão é para instalar alguns pontos de luz e água nestes locais, no entanto, em alguns locais, os terrenos foram doados por pessoas físicas e ainda não há uma legalidade para que o poder público possa fazer melhorias nestes locais, como fazer a instalação de um ponto de energia elétrica.

Edno Gonçalves (PDT) relembrou o assunto da falta de vagas no Cemitério Municipal, em que, segundo ele, os terrenos são comercializados por terceiras pessoas. Para o vereador, o município precisa viabilizar os recursos para as manutenções. “Em Concórdia não há licitação ou concessão de uso para as funerárias. Ou seja, não pagam para explorar o serviço. Sugiro que se regularize o serviço como um todo. Em cidades do porte de Concórdia, onde pesquisei, funerárias pagam mais de R$ 100 mil para explorar o serviço. Isso daria para fazer todas a manutenções, porque teria orçamento”, disse.

Jaderson Miguel Prudente (PSD) alertou sobre a questão da legalidade. Para ele é preciso buscar a regularização dos terrenos, para se instalar a estrutura mínima, já que existem diversas situações que ficaram na doação, sem o registro documental. “É uma situação que ocorre em diversas comunidades, que contam com o apoio dos vizinhos para poder fazer alguns enterros, mas vamos trabalhar para tentar resolver a situação”, disse.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/09/2018 - 12:23:50 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 05/09/2018 - 12:23:50 por: Divaleia Salete Casagrande

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.