100%

Fretta sugere melhorias em cemitérios do interior

O vereador Mauro Fretta (PSB) fez uma sugestão para que seja realizada uma manutenção nos cemitérios do interior de Concórdia. A indicação foi feita na sessão Ordinária desta quinta-feira, 5 de setembro. A sugestão é para instalar alguns pontos de luz e água nestes locais, no entanto, em alguns locais, os terrenos foram doados por pessoas físicas e ainda não há uma legalidade para que o poder público possa fazer melhorias nestes locais, como fazer a instalação de um ponto de energia elétrica.

Edno Gonçalves (PDT) relembrou o assunto da falta de vagas no Cemitério Municipal, em que, segundo ele, os terrenos são comercializados por terceiras pessoas. Para o vereador, o município precisa viabilizar os recursos para as manutenções. “Em Concórdia não há licitação ou concessão de uso para as funerárias. Ou seja, não pagam para explorar o serviço. Sugiro que se regularize o serviço como um todo. Em cidades do porte de Concórdia, onde pesquisei, funerárias pagam mais de R$ 100 mil para explorar o serviço. Isso daria para fazer todas a manutenções, porque teria orçamento”, disse.

Jaderson Miguel Prudente (PSD) alertou sobre a questão da legalidade. Para ele é preciso buscar a regularização dos terrenos, para se instalar a estrutura mínima, já que existem diversas situações que ficaram na doação, sem o registro documental. “É uma situação que ocorre em diversas comunidades, que contam com o apoio dos vizinhos para poder fazer alguns enterros, mas vamos trabalhar para tentar resolver a situação”, disse.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/09/2018 - 12:23:50 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 05/09/2018 - 12:23:50 por: Divaleia Salete Casagrande

Notícias

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores
Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas
Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.