100%

Reunião busca alternativas para agilizar aprovação de licenças ambientais para a limpeza e o desassoreamento do canal urbanizado do Rio dos Queimados.

Atendendo a um pedido feito pelo vereador Mauro Fretta (PSB), na sessão Ordinária de quinta-feira, 6, ocorreu nesta segunda-feira, a reunião entre as Comissões com o objetivo de buscar soluções para agilizar a aprovação de licenças ambientais para a limpeza e o desassoreamento do canal urbanizado do Rio dos Queimados.

Outro ponto levantado pelo vereador, é a demanda de pessoas que buscam pelo corte de vegetação em situações de risco, como uma árvore ao lado de uma casa, por exemplo, e que exige um plano de corte, que conforme Fretta, em algumas vezes tem o valor maior do que a renda das famílias que precisam do corte.

Durante o começo da tarde desta segunda-feira, 10, estes assuntos foram debatidos com o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Gilberto Romani, e do Chefe do Departamento Ambiental, Fernando Guiliani , com os vereadores das Comissões de Agricultura e Meio Ambiente e de Economia (Edno Gonçavelves, presidente, André Rizelo, vice-presidente; Claiton Casagrande, relator; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (presidente Anderson Guzzatto, vice-presidente Edno Gonçalves; Mauro Fretta, relator). O vereador Evandro Pegoraro e Margarete Dalla Costa também acompanharam a reunião.

Os vereadores debateram várias situações que são encontradas diariamente, tanto pelos legisladores como pela Fundema, pela burocracia enfrentada diariamente para conseguir fazer o corte das árvores, por exemplo.
Outra preocupação envolve a urgência da limpeza no canal do Queimados, para retirar a vegetação e os demais materiais que possam vir a trancar galerias e piorar o risco de alagamentos.

Ao fim do encontro, o encaminhamento foi de buscar informações junto ao município e também com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) que tem a Agência Regional em Concórdia, para conseguir melhorar o atendimento para a comunidade, além de agilizar as licenças para que o município possa fazer a limpeza no canal do Rio. Um novo encontro, desta vez também com Polícia Ambiental e o IMA deverá ser agendado para tratar do assunto. 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/09/2018 - 16:30:07 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/09/2018 - 16:32:34 por: Divaleia Salete Casagrande

Notícias

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores
Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas
Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.