Reunião busca alternativas para agilizar aprovação de licenças ambientais para a limpeza e o desassoreamento do canal urbanizado do Rio dos Queimados.

Atendendo a um pedido feito pelo vereador Mauro Fretta (PSB), na sessão Ordinária de quinta-feira, 6, ocorreu nesta segunda-feira, a reunião entre as Comissões com o objetivo de buscar soluções para agilizar a aprovação de licenças ambientais para a limpeza e o desassoreamento do canal urbanizado do Rio dos Queimados.

Outro ponto levantado pelo vereador, é a demanda de pessoas que buscam pelo corte de vegetação em situações de risco, como uma árvore ao lado de uma casa, por exemplo, e que exige um plano de corte, que conforme Fretta, em algumas vezes tem o valor maior do que a renda das famílias que precisam do corte.

Durante o começo da tarde desta segunda-feira, 10, estes assuntos foram debatidos com o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Gilberto Romani, e do Chefe do Departamento Ambiental, Fernando Guiliani , com os vereadores das Comissões de Agricultura e Meio Ambiente e de Economia (Edno Gonçavelves, presidente, André Rizelo, vice-presidente; Claiton Casagrande, relator; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (presidente Anderson Guzzatto, vice-presidente Edno Gonçalves; Mauro Fretta, relator). O vereador Evandro Pegoraro e Margarete Dalla Costa também acompanharam a reunião.

Os vereadores debateram várias situações que são encontradas diariamente, tanto pelos legisladores como pela Fundema, pela burocracia enfrentada diariamente para conseguir fazer o corte das árvores, por exemplo.
Outra preocupação envolve a urgência da limpeza no canal do Queimados, para retirar a vegetação e os demais materiais que possam vir a trancar galerias e piorar o risco de alagamentos.

Ao fim do encontro, o encaminhamento foi de buscar informações junto ao município e também com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) que tem a Agência Regional em Concórdia, para conseguir melhorar o atendimento para a comunidade, além de agilizar as licenças para que o município possa fazer a limpeza no canal do Rio. Um novo encontro, desta vez também com Polícia Ambiental e o IMA deverá ser agendado para tratar do assunto.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/09/2018 - 16:30:07 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/09/2018 - 16:32:34 por: Divaleia Salete Casagrande

Dia do Gaúcho é lembrado na Câmara de Vereadores

Hoje, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data foi lembrada na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Concórdia. “Ser gaúcho é um sentimento. É preservar tradições e culturas, comentou Fabiano Caitano, que relembrou a influência que teve por parte do pai.

Indicação sugere que município possa repassar recursos para escolas gerenciarem de forma direta para pequenas demandas

Facilitar e dar mais agilidade para a direção das escolas municipais e também dos Cmeis de Concórdia com o repasse de recursos que possam ser utilizados para a execução de pequenos reparos nos educandários. Está é a sugestão do vereador Claiton Casagrande (PR) que sugere para que o município possa adotar o modelo de repasse àquele adotado pelo governo do Estado.