Repasse de recursos para Associações do Interior ultrapassa meio milhão de reais Assinatura dos termos de cessão de uso e de repasse de recurso foi feito nesta manhã
“Um momento muito importante para valorizar o trabalho dos agricultores, das associações que são parte fundamental no processo de construção da economia do nosso município”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara (PR) ao acompanhar a assinatura de 10 convênios para regularização de equipamentos e repasse de recursos para as Associações de Moradores do Interior de Concórdia num total de R$ 602 mil. O ato foi nesta manhã de sexta-feira, 24, na sala de reuniões da Prefeitura de Concórdia.

Ortigara também explicou os projetos de lei que foram votados pelos vereadores, com o objetivo de fortalecer a agricultura do município. Entre eles, o que prevê uma série de incentivos como horas máquinas com diversos tipos de equipamentos, repasse e orientação de material genético (sêmen), cargas de brita e orientações sobre segurança do trabalho.  Um levantamento apontou que estariam atrasadas do ano de 2016 mais de 800 horas máquinas.

O secretário de Agricultura, Mauro Martini, explicou como estava sendo o feito de procedimento para que os termos pudessem ser elaborados. Conforme ele, inicialmente foi preciso fazer todo um levantamento das máquinas, para que agora efetivamente possam ser doados para as Associações.

Martini também pontuou sobre as mudanças provocadas pela Lei Federal 13.019 que trata dos termos de cooperação entre poder público e entidades. “Nosso pedido é para que todas as associações possam fazer bom uso dos recursos repassados, para que dentro de um esforço conjunto possa ser feito o atendimento adequado para as famílias. Esta cooperação é necessária porque temos mais de 5 mil blocos de produtor rural, o que é um número considerável para atender”, afirmou.

O vice-prefeito de Concórdia, Edilson Massocco (PR) também destacou as evoluções que deverão acontecer para 2018. “Cada ano é trabalhado com recursos e orçamento previsto anteriormente. Para 2018 estamos prevendo no orçamento R$ 1,4 milhão a mais para a Secretaria de Agricultura, o que vai passar de R$ 6 milhões para R$ 8 milhões”, destacou ao informar que o município trabalha para começar as pavimentações rurais em 2018.

Já o prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco (PSDB) reforçou a importância da presença dos presidentes das Associações no ato de assinatura. “Existe um trabalho e esforço conjunto para atender bem o interior. Avançamos nas estradas do interior, estamos projetando as pavimentações, dentro da realidade do orçamento. Mas vamos começar o trabalho”, destacou ao lembrar que a administração não consegue sozinha resolver todos os problemas, mas que é necessário um trabalho conjunto para o crescimento de Concórdia.

Nos próximos dias serão assinados os termos com mais 8 Associações, sendo que a comunidade de Alto Suruvi já recebeu o recurso, dentro de um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria.

Além do repasse do recurso de R$ 301 mil que está sendo feito neste ano, o restante do valor será repassado em março de 2018. Os termos que foram assinados hoje regularizaram o uso de 51 máquinas e equipamentos (retroescavadeiras, caminhões, basculantes, tratores agrícolas, colhedoras de forragens, carretões), que serão mantidos com os recursos repassados por meio dos termos.

Os vereadores Mauro Fretta (PSB) e Valcir Zanella (PSDB) também acompanharam a assinatura dos termos.

Associações beneficiadas
  1. Associação Agrícola de Lajeado dos Pintos – R$ 18 mil
  2. Associação de Moradores de Rui Barbosa – R$ 18 mil (não esteve na assinatura do ato)
  3. Associação de Moradores de Barra Bonita – R$ 18 mil
  4. Associação de Moradores de Barra do Tigre – R$ 44 mil
  5. Associação de Moradores de Engenho Velho – R$ 18 mil
  6. Associação de Moradores de Presidente Kennedy – R$ 44 mil
  7. Associação de Moradores de Três Barras – R$ 18 mil
  8. Associação de Moradores de Planalto – R$ 88 mil
  9. Associação de Moradores Agricultores – Distrito de Santo Antônio – R$ 36 mil
  10. Associação de Moradores de Linha Gasperini – R$ 18 mil ( não esteve na assinatura do ato)
  11. Associação de Moradores de Barra Seca – R$ 18 mil
  12. Associação de Pequenos Agricultores de Linha Boa Esperança – R$ 26 mil
Protocolos desta Publicação:Criado em: 24/11/2017 - 10:41:14 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 24/11/2017 - 10:41:14 por: Divaleia Salete Casagrande

Márcio Sandro Dal Piva e Jairo Vargas do Prado serão homenageados com o Título de Cidadão Concordiense

A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza na próxima quinta-feira, 25, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Concordiense. Instituída há 50 anos, por Resolução, a honraria que passou a ser prevista depois na Lei Orgânica do Município, estima à entrega para duas pessoas por ano, para aqueles que mesmo não nascidos em Concórdia, dedicaram seu espírito e seu tempo para construir e desenvolver o município nas mais diversas áreas.

Contribuições de melhorias questionadas na Justiça são abordadas na tribuna da Câmara

As contribuições de melhorias que estão sendo questionada na Justiça por alguns moradores de Concórdia foram abordadas na tribuna da Câmara de Vereadores. O assunto foi abordado pelo vereador Claiton Casagrande (PR), que citou uma ação judicial que teve uma decisão favorável para o morador que questionou a cobrança. O processo foi movido nos últimos anos, mas envolve pavimentações até mesmo do ano de 2004.

Pegoraro comenta sobre necessidade de contratar mais agentes de saúde

O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou na sessão Ordinária de quinta-feira, 11 de outubro, no espaço do Pequeno Expediente, sobre a resposta de um pedido de informação relacionado ao número de agentes comunitárias de saúde que prestam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).