Vereadores comentam sobre aluguel e novo endereço da Secretaria de Saúde e Farmácia Municipal

A mudança da Secretaria de Saúde e Farmácia Municipal de Concórdia para um único espaço a partir da próxima semana provocou comentários na sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia, na manhã desta quarta-feira, 4. O atendimento da Secretaria de Saúde e da Farmácia Municipal passam a ser em novo endereço, na Rua Marechal Deodoro, a partir de terça-feira, 10 de abril. Na segunda-feira, dia 9, não haverá atendimento na Farmácia.

Closmar Zagonel (MDB) apontou que o município precisaria investir na construção de uma sede própria para abrigar os serviços de saúde, por exemplo. “Infelizmente está se saindo de um aluguel para outro”, comentou ao lamentar a venda pela antiga administração da sede da Secretaria de Saúde pelo valor de R$ 1,9 milhão.

Zagonel disse que está é uma situação que se arrasta há anos e que é importante que o município avalie a construção de imóveis próprios. “Isto acaba se tornando bom para o município que mantém os imóveis, independentemente de governo”, comentou.

Edno Gonçalves (PDT) comentou sobre o projeto de lei que foca em vedar a dispensa de licitação para realizar o aluguel ou compra de imóveis por parte do poder público de pessoas físicas ou jurídicas que possam ter feito doações para a campanha eleitoral de prefeitos. “É importante reavaliar está situação e fazer estudos de viabilidade  para a construção de um centro administrativo e concentrar os serviços em único lugar o que facilitaria para a população”, disse.

Anderson Guzzatto (PR) disse que o atual governo já renegociou o valor de vários alugueis, entre eles está situação da Secretaria de Saúde, que vai gerar uma economia de R$ 72 mil no ano (R$ 6 mil). O vereador disse que entende ser importante pensar em construir as sedes próprias. Uma sugestão seria refazer a parte da arquibancada coberta de madeira do Estádio Domingos Machado de Lima e na parte inferior construir salas.

Conforme ele, um projeto preliminar aponta um investimento de R$ 1,8 milhão e seria importante a avaliação. “Aluguel em muitos casos é uma necessidade, mas acaba se tornando custo e é um dinheiro que não volta”, afirmou ao dizer que entende que também não é “do dia para a noite” para se fazer um projeto destes e tirá-lo do papel.

Mauro Fretta (PSB) acrescentou que ao edificar as próprias sedes, quem ganha é a população. Além das arquibancadas no Estádio Municipal, Fretta apontou o espaço público da pista de skate para ser utilizado de uma melhor maneira. Para ele, a pista poderia ser melhorada aproveitada se instalada no Parque de Exposições.

Apesar de considerar que as pessoas irão precisar se adaptar ao novo espaço e a localização, Fretta disse que é importante que os serviços comecem a se concentrar em um único local, facilitando o atendimento.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/04/2018 - 11:39:09 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 04/04/2018 - 11:39:09 por: Divaleia Salete Casagrande

Câmara tem as duas últimas sessões ordinárias de 2018 na próxima semana

A penúltima Sessão Ordinária de 2018 da Câmara de Vereadores de Concórdia terá diversos projetos de lei para serem apreciados em Plenário. O objetivo é encaminhar os projetos para que o Executivo possa dar andamento normal às atividades, como os que tratam de abertura de suplementação de valores.

LOA é entregue para o Poder Executivo

O presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara, entregou na  quarta-feira, 5 de dezembro, o Projeto de Lei 64/2018 que aprovou o orçamento do município de Concórdia, para 2018.

Projeto de Lei que autoriza regulamentação dos food trucks é aprovado na Câmara

O  Projeto de Lei Complementar 16/2018 que trata de uma alteração no Código de Posturas para permitir que o Poder Executivo possa realizar a regulamentação para o comércio na modalidade de food truck em Concórdia, foi aprovado em primeira votação, na manhã desta terça-feira, quatro de dezembro, pela Câmara de Vereadores, por unanimidade de votos.