Deslocamento das agentes de saúde para atender as famílias é debatido na Câmara

Durante a sessão desta segunda-feira, 7, a vereadora Margarete Poletto Dalla Costa (PT) comentou sobre a necessidade do município ofertar um meio de transporte para que as agentes de saúde possam se deslocar dentro da área de atuação das Estratégias de Saúde da Família (ESF). “Nós pedimos para que se coloquem motos a disposição, carro para que possa levar até determinado local ou façam o ressarcimento do valor gasto para as servidoras”, comentou a vereadora, que também pediu incentivos financeiros para os membros das Estratégias de Família.

Atualmente, o município conta com o trabalho de 54 agentes de saúde que trabalham nas 15 ESFs. No entanto, um dos critérios para a contratação no processo seletivo, é que a agente resida na região em que será feito o atendimento.

O vereador Valcir Zanella (PSDB) comentou sobre as dificuldades que as agentes de saúde enfrentam no atendimento, em que muitas vezes as pessoas se recusam a receber o atendimento, que é parte inicial do processo de atenção básica de saúde. “As agentes de saúde têm um trabalho fundamental para a saúde do nosso município. Entendo que dentro da legalidade e também das condições financeiras que seja analisada esta reinvindicação”, pontua.

O líder da bancada do PT, André Rizelo, comentou que algumas servidoras que trabalham na área de combate a dengue, já contam com a moto para o deslocamento. “Nosso pedido é para que se analise a situação e seja oferecido uma melhor qualidade de trabalho para as agentes, que tem papel importante para a saúde concordiense”, comentou.

Mauro Fretta (PSB) disse que está demanda deveria ter sido pensada quando da criação dos programas das Estratégias de Saúde de Família. “Com o passar do tempo as áreas urbanas foram ampliadas e as distâncias aumentaram entre as localidades”, comentou ao apontar que a questão das motocicletas envolvem também a necessidade do servidor ter habilitação específica.

Outra sugestão de Fretta é para que se analise, no caso de não ter o carro ou a moto, se flexione os horários de trabalho e se ofereça o transporte urbano. Ele também pediu uma revisão do salário da categoria.

Evandro Pegoraro (PT) também ressaltou que o trabalho das agentes representa a “cara de apresentação” da saúde básica do município. “É o trabalho de ouvir, orientar as famílias, ser também inclusive o ombro amigo em algumas situações”, comentou.
Anderson Guzzatto (PR) parabenizou o trabalho das agentes de saúde, que o realizam com muito compromisso e respeito com a comunidade. Para ele, a situação do transporte e deslocamento precisa ser analisada e construída com cuidado para evitar futuras demandas, mas Guzzatto avalia que é possível evoluir na situação, inclusive na parte financeira.

Atendimento nos postos do bairro Santa Cruz e Jardim

A vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) pediu para que a Secretaria de Saúde providencie mais servidores para os postos de saúde dos bairros Santa Cruz e Jardim. Conforme ela, as enfermeiras que atendem nos locais têm se desdobrado no atendimento, mas quando precisam fazer um trabalho fora do posto, o local precisa ser fechado. Ela comentou que sabe que nos próximos dias será realizada a contratação por meio do processo seletivo, mas pediu uma atenção especial até este período.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/06/2018 - 15:47:20 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 07/06/2018 - 15:47:20 por: Divaleia Salete Casagrande

Márcio Sandro Dal Piva e Jairo Vargas do Prado serão homenageados com o Título de Cidadão Concordiense

A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza na próxima quinta-feira, 25, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Concordiense. Instituída há 50 anos, por Resolução, a honraria que passou a ser prevista depois na Lei Orgânica do Município, estima à entrega para duas pessoas por ano, para aqueles que mesmo não nascidos em Concórdia, dedicaram seu espírito e seu tempo para construir e desenvolver o município nas mais diversas áreas.

Contribuições de melhorias questionadas na Justiça são abordadas na tribuna da Câmara

As contribuições de melhorias que estão sendo questionada na Justiça por alguns moradores de Concórdia foram abordadas na tribuna da Câmara de Vereadores. O assunto foi abordado pelo vereador Claiton Casagrande (PR), que citou uma ação judicial que teve uma decisão favorável para o morador que questionou a cobrança. O processo foi movido nos últimos anos, mas envolve pavimentações até mesmo do ano de 2004.

Pegoraro comenta sobre necessidade de contratar mais agentes de saúde

O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou na sessão Ordinária de quinta-feira, 11 de outubro, no espaço do Pequeno Expediente, sobre a resposta de um pedido de informação relacionado ao número de agentes comunitárias de saúde que prestam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).