Sistema Único de Segurança Pública é detalhado para os vereadores pelo comandante de Polícia Militar da 4º região de Chapecó

O plenário da Câmara de Vereadores foi o local de uma importante reunião na manhã desta quarta-feira, 11 de julho. O Coronel Clóvis Lopes Colpani, Comandante da 4º Região de Polícia Militar de Chapecó explicou para os vereadores, como irá funcionar a implantação nos municípios do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).  A lei foi sancionada pelo presidente Michel Temer em 11 de junho e tem por objetivo integrar todos os órgãos de segurança pública.

Colpani explicou aos vereadores que o Sistema tem como objetivo criar uma nova cultura na segurança brasileira, agrupando informações, órgãos e conselhos, para que a área de segurança possa trabalhar em conjunto. Além disso, os entes federativos (municípios e estados) precisarão trabalhar com metas de redução da criminalidade e produção de base de dados. Quando cumpridas, receberão incentivos financeiros do governo federal.

Para o comandante o SUSP ainda será um importante apoio para os órgãos de segurança ostensiva que terão mais tranquilidade. “Um exemplo que posso citar envolve a greve dos caminhoneiros e a decisão das polícias de quais cargas precisavam ter a escolta. Por isso, com a criação dos Conselhos dentro  dos municípios a segurança pública será pensada como um todo, e não apenas baseada em números isolados que podem ser utilizados conforme a conveniência”, pontuou.

Ele ainda destacou que o projeto também precisa ser tratado com responsabilidade pelos envolvidos, para que ele seja um efetivo instrumento de mudança na área de segurança pública. Os municípios, conforme ele tem o prazo de dois anos para implantarem as mudanças. “Quem não aproveitar a oportunidade, perderá a chance de conquistar avanços nesta área”, comentou Colpani, que esteve no Legislativo, atendendo a um convite do vereador Claiton Casagrande (PR).

O que é o SUSP

De autoria do Executivo Federal, a proposta estabelece princípios e diretrizes dos órgãos de segurança e prevê proteção aos direitos humanos e fundamentais; promoção da cidadania e da dignidade do cidadão; resolução pacífica de conflitos; uso proporcional da força; eficiência na prevenção e repressão das infrações penais; eficiência nas ações de prevenção e redução de desastres e participação comunitária.

Entre as principais linhas de ação do sistema estão à unificação dos conteúdos dos cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais, a integração dos órgãos e instituições de segurança pública, além do uso de métodos e processos científicos em investigações.

Entre as mudanças de procedimento, o texto estabelece a criação de uma unidade de registro de ocorrência policial, além de procedimentos de apuração e o uso de sistema integrado de informações e dados eletrônicos. O projeto diz ainda que o Ministério da Segurança Pública fixará, anualmente, metas de desempenho e usará indicadores para avaliar os resultados das operações.

(Fonte Agência Brasil)

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/07/2018 - 10:54:49 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 11/07/2018 - 10:54:49 por: Divaleia Salete Casagrande

Nove emendas são protocoladas ao Projeto da LOA

O Projeto de Lei 64/2018 que estima a receita e fixa a receita para o município de Concórdia em 2019, recebeu nove emendas na Câmara de Vereadores. O prazo para apresenta-las encerrou na tarde de terça-feira, 13, respeitando o que prevê a legislação de cinco dias após a leitura dos pareceres do projeto em Plenário, o que ocorreu no dia oito de novembro.

Aumento de 16% no salário dos Ministros do STF gera manifestações dos vereadores na Câmara

O aumento de 16% nos salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo Senado Federal na quarta-feira, oito, repercutiu no Legislativo concordiense. Os vereadores demonstraram indignação e repúdio pelo aumento, que irá elevar o teto do salario para R$ 39,2 mil, caso não seja vetado pelo presidente Michel Temer (MDB). Discursos fortes e rompimento de apoios foram declarados na tribuna.

Casagrande sugere que município adote sistema de compras e licitações utilizando critérios sustentáveis

O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu na Sessão Ordinária desta quarta-feira, sete, por meio de Indicação para que o município de Concórdia “possa regulamentar o Art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispondo sobre critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública municipal direta ou indireta”.

Escadaria do bairro Vista Alegre será reformada pela administração municipal

O vereador Valcir Zanella (PSDB) destacou na tribuna, na Sessão Ordinária, desta terça-feira, seis, o resultado da reunião do Governo Municipal, dentro do Programa Mais Urbanismo, realizado no bairro Vista Alegre, na noite de segunda-feira. Uma das ações destacadas, inclusive com a ordem de serviço assinada na reunião, foi a reforma da escadaria próximo a igreja do bairro, que será refeita no prazo de quatro meses, com um investimento de R$ 182.309,05.