Projeto de subsídio para recolhimento de animais mortos em propriedades rurais é aprovado

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos, o Projeto de Lei 31/2018, que trata de uma parceria com o Consórcio Lambari, para o pagamento de um valor dividido entre todos os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). O destino do valor é para o projeto piloto que trata de recolhimento e processamento de animais mortos e dá outras providências. A parceria é dezembro de 2018 e o produtor não terá custo para o recolhimento. Durante esta semana, os vereadores participaram de uma reunião onde conheceram números do processo, como número de animais recolhidos (suínos e bovinos).

Evandro Pegoraro (PT) comentou sobre a saída jurídica encontrada para resolver uma situação que preocupa muito o interior do município. “Faço referência à gestão do Consórcio Lambari e a Amauc, e ao Roberto Kurtz Pereira, pelo trabalho sério e pela busca de uma alternativa para este problema, que inclusive envolve a sanidade animal”, comentou ao lembrar que este projeto piloto é pioneiro no Brasil, que poderá dar um novo rumo de negócios, permitindo um novo negócio, já que a matéria prima recolhida será transformada em ração.

Edno Gonçalves (PDT) afirmou que também teve “grande participação como presidente da Comissão de Agricultura aqui nesta Casa, onde levantei diversos debates e assuntos, juntamente com outros vereadores, que ajudaram a formar este projeto de lei”. Para ele, a demanda para quem tem os animais mortos é grande, principalmente para os bovinos. “É um incentivo importante para o interior”, disse ao sugerir uma audiência pública para debater o assunto e explicar a legislação para os agricultores.

Claiton Casagrande (PR) enalteceu e agradeceu o trabalho do Consórcio Lambari pelo projeto apresentado. O vereador que é relator da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, destacou que é importante a participação do município neste processo, para também valorizar o trabalho do agricultor e manter o status sanitário da região. “É um momento de apoio para o projeto piloto para que depois possa ter viabilidade e atender também a demanda destas situações que envolvem a produção animal”, comentou.

O projeto passará por segunda votação nesta quinta-feira, 11 de julho. Durante está sessão também foi aprovado o Projeto de Lei 32/2018 que trata do repasse de um trator para a comunidade de Linha Suruvi.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/07/2018 - 15:03:45 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 11/07/2018 - 15:07:32 por: Divaleia Salete Casagrande

Nove emendas são protocoladas ao Projeto da LOA

O Projeto de Lei 64/2018 que estima a receita e fixa a receita para o município de Concórdia em 2019, recebeu nove emendas na Câmara de Vereadores. O prazo para apresenta-las encerrou na tarde de terça-feira, 13, respeitando o que prevê a legislação de cinco dias após a leitura dos pareceres do projeto em Plenário, o que ocorreu no dia oito de novembro.

Aumento de 16% no salário dos Ministros do STF gera manifestações dos vereadores na Câmara

O aumento de 16% nos salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo Senado Federal na quarta-feira, oito, repercutiu no Legislativo concordiense. Os vereadores demonstraram indignação e repúdio pelo aumento, que irá elevar o teto do salario para R$ 39,2 mil, caso não seja vetado pelo presidente Michel Temer (MDB). Discursos fortes e rompimento de apoios foram declarados na tribuna.

Casagrande sugere que município adote sistema de compras e licitações utilizando critérios sustentáveis

O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu na Sessão Ordinária desta quarta-feira, sete, por meio de Indicação para que o município de Concórdia “possa regulamentar o Art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispondo sobre critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública municipal direta ou indireta”.

Escadaria do bairro Vista Alegre será reformada pela administração municipal

O vereador Valcir Zanella (PSDB) destacou na tribuna, na Sessão Ordinária, desta terça-feira, seis, o resultado da reunião do Governo Municipal, dentro do Programa Mais Urbanismo, realizado no bairro Vista Alegre, na noite de segunda-feira. Uma das ações destacadas, inclusive com a ordem de serviço assinada na reunião, foi a reforma da escadaria próximo a igreja do bairro, que será refeita no prazo de quatro meses, com um investimento de R$ 182.309,05.