Moção pede mais credenciamento de médicos no plano de saúde dos servidores estaduais, o SC Saúde

Melhorar o atendimento do Plano SC Saúde para os usuários em Concórdia e região. Este é o objetivo da Moção 25/2018 de iniciativa do vereador Claiton Casagrande (PR) acompanhada de assinatura dos demais vereadores. Conforme Casagrande, ao todo são 1,7 mil pessoas que são usuárias do plano.

A principal reinvindicação é o credenciamento de pelo menos um profissional de cada especialidade prevista no plano em Concórdia. Casagrande comentou um exemplo de médicos da área de alergias em que não nenhum credenciado em Concórdia. “Isto faz com as pessoas precisem se deslocar para outros municípios em busca de atendimento e depois de fazer exames, precisa voltar para a reconsulta”, disse ao destacar que são pelo menos 170 quilômetros de deslocamento, em caso de precisar ser atendido em Chapecó.

Casagrande ainda pontuou que no ano passado, o então governador Raimundo Colombo, por meio de Medida Provisória reduziu a contrapartida do governo para o plano de R$ 96 milhões, com a justificativa de superávit no sistema do plano. “No entanto, não houve nenhuma melhoria no plano”, considerou ao acrescentar que outro problema que vem sendo apresentado  é na relação de exames  que não aparecem no sistema, causando transtornos para os usuários.

Mauro Fretta (PSB) destacou que além de não ter o credenciamento de novos profissionais, aconteceram desligamentos. “Quem tem o plano de saúde acaba sendo surpreendido pelo descredenciamento do profissional que já tem uma rotina com o paciente de acompanhamento, principalmente no que envolve pediatras, por exemplo”, lamentou.

Fretta comentou sobre o gasto do presidente da Alesc, deputado Aldo Scheneider, que do ano de 2015 para cá, custou aos cofres públicos em tratamento de saúde mais de R$ 3,5 milhões. “No ano passado a Alesc reembolsou em tratamentos de saúde mais de R$ 600 milhões, o que significa três vezes o orçamento do município de Concórdia. Um valor que nem mesmo os 1,7 mil usuários do Plano SC Saúde conseguiram custar”, lamentou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/08/2018 - 11:04:50 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 09/08/2018 - 11:04:50 por: Divaleia Salete Casagrande

Márcio Sandro Dal Piva e Jairo Vargas do Prado serão homenageados com o Título de Cidadão Concordiense

A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza na próxima quinta-feira, 25, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Concordiense. Instituída há 50 anos, por Resolução, a honraria que passou a ser prevista depois na Lei Orgânica do Município, estima à entrega para duas pessoas por ano, para aqueles que mesmo não nascidos em Concórdia, dedicaram seu espírito e seu tempo para construir e desenvolver o município nas mais diversas áreas.

Contribuições de melhorias questionadas na Justiça são abordadas na tribuna da Câmara

As contribuições de melhorias que estão sendo questionada na Justiça por alguns moradores de Concórdia foram abordadas na tribuna da Câmara de Vereadores. O assunto foi abordado pelo vereador Claiton Casagrande (PR), que citou uma ação judicial que teve uma decisão favorável para o morador que questionou a cobrança. O processo foi movido nos últimos anos, mas envolve pavimentações até mesmo do ano de 2004.

Pegoraro comenta sobre necessidade de contratar mais agentes de saúde

O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou na sessão Ordinária de quinta-feira, 11 de outubro, no espaço do Pequeno Expediente, sobre a resposta de um pedido de informação relacionado ao número de agentes comunitárias de saúde que prestam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).