Projeto que institui o Programa Parceiro da Saúde do Idoso é aprovado por unanimidade de votos

O Projeto de Lei do Legislativo 33/2018 de autoria da vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) que institui o Programa Parceiro da Saúde do Idoso. O objetivo é permitir que possam ser construídas parcerias público/privadas para melhorar este atendimento.

Marilane destacou na tribuna, os dados apresentados no projeto buscados junto a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação que são atendidos em Concórdia pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Na área de abrangência do CRAS Delfina Joana Frigo Saretta estão cadastrados em torno de 260 idosos em situação de vulnerabilidade, sendo que 29 estão inseridos em grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família. Outros 12 estão sendo acompanhados por meio de Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio.

No CRAS Diva Aurora Tagliari Crippa estão cadastrados 233 idosos em situação de vulnerabilidade, sendo que 15 estão inseridos em grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família. Outros 10 estão sendo acompanhados por meio de Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio.

Para a vereadora, o projeto é importante porque esta “faixa etária pode vir a apresentar diversos problemas – relacionados a sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência de familiares para ajudar no auto cuidado e insuficiência de suporte financeiro, além de doenças decorrentes ao fato idade e estilo de vida – percebemos a importância de promover ações que prezem o envelhecimento saudável da população, em especial àqueles que não dispõem das condições materiais necessárias para arcar com essas despesas”.

O Projeto de Lei da vereadora sugere ainda que o município possa conceder incentivos fiscais para as empresas privadas da área de saúde que aderirem ao Programa de Parceria da Saúde do Idoso, nos termos da Lei Federal nº 13.019 de 31 de julho de 2014.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/08/2018 - 11:20:54 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 16/08/2018 - 09:32:25 por: Divaleia Salete Casagrande

Márcio Sandro Dal Piva e Jairo Vargas do Prado serão homenageados com o Título de Cidadão Concordiense

A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza na próxima quinta-feira, 25, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Concordiense. Instituída há 50 anos, por Resolução, a honraria que passou a ser prevista depois na Lei Orgânica do Município, estima à entrega para duas pessoas por ano, para aqueles que mesmo não nascidos em Concórdia, dedicaram seu espírito e seu tempo para construir e desenvolver o município nas mais diversas áreas.

Contribuições de melhorias questionadas na Justiça são abordadas na tribuna da Câmara

As contribuições de melhorias que estão sendo questionada na Justiça por alguns moradores de Concórdia foram abordadas na tribuna da Câmara de Vereadores. O assunto foi abordado pelo vereador Claiton Casagrande (PR), que citou uma ação judicial que teve uma decisão favorável para o morador que questionou a cobrança. O processo foi movido nos últimos anos, mas envolve pavimentações até mesmo do ano de 2004.

Pegoraro comenta sobre necessidade de contratar mais agentes de saúde

O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou na sessão Ordinária de quinta-feira, 11 de outubro, no espaço do Pequeno Expediente, sobre a resposta de um pedido de informação relacionado ao número de agentes comunitárias de saúde que prestam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).