Fretta sugere melhorias em cemitérios do interior

O vereador Mauro Fretta (PSB) fez uma sugestão para que seja realizada uma manutenção nos cemitérios do interior de Concórdia. A indicação foi feita na sessão Ordinária desta quinta-feira, 5 de setembro. A sugestão é para instalar alguns pontos de luz e água nestes locais, no entanto, em alguns locais, os terrenos foram doados por pessoas físicas e ainda não há uma legalidade para que o poder público possa fazer melhorias nestes locais, como fazer a instalação de um ponto de energia elétrica.

Edno Gonçalves (PDT) relembrou o assunto da falta de vagas no Cemitério Municipal, em que, segundo ele, os terrenos são comercializados por terceiras pessoas. Para o vereador, o município precisa viabilizar os recursos para as manutenções. “Em Concórdia não há licitação ou concessão de uso para as funerárias. Ou seja, não pagam para explorar o serviço. Sugiro que se regularize o serviço como um todo. Em cidades do porte de Concórdia, onde pesquisei, funerárias pagam mais de R$ 100 mil para explorar o serviço. Isso daria para fazer todas a manutenções, porque teria orçamento”, disse.

Jaderson Miguel Prudente (PSD) alertou sobre a questão da legalidade. Para ele é preciso buscar a regularização dos terrenos, para se instalar a estrutura mínima, já que existem diversas situações que ficaram na doação, sem o registro documental. “É uma situação que ocorre em diversas comunidades, que contam com o apoio dos vizinhos para poder fazer alguns enterros, mas vamos trabalhar para tentar resolver a situação”, disse.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/09/2018 - 12:23:50 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 05/09/2018 - 12:23:50 por: Divaleia Salete Casagrande

Nove emendas são protocoladas ao Projeto da LOA

O Projeto de Lei 64/2018 que estima a receita e fixa a receita para o município de Concórdia em 2019, recebeu nove emendas na Câmara de Vereadores. O prazo para apresenta-las encerrou na tarde de terça-feira, 13, respeitando o que prevê a legislação de cinco dias após a leitura dos pareceres do projeto em Plenário, o que ocorreu no dia oito de novembro.

Aumento de 16% no salário dos Ministros do STF gera manifestações dos vereadores na Câmara

O aumento de 16% nos salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo Senado Federal na quarta-feira, oito, repercutiu no Legislativo concordiense. Os vereadores demonstraram indignação e repúdio pelo aumento, que irá elevar o teto do salario para R$ 39,2 mil, caso não seja vetado pelo presidente Michel Temer (MDB). Discursos fortes e rompimento de apoios foram declarados na tribuna.

Casagrande sugere que município adote sistema de compras e licitações utilizando critérios sustentáveis

O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu na Sessão Ordinária desta quarta-feira, sete, por meio de Indicação para que o município de Concórdia “possa regulamentar o Art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispondo sobre critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública municipal direta ou indireta”.

Escadaria do bairro Vista Alegre será reformada pela administração municipal

O vereador Valcir Zanella (PSDB) destacou na tribuna, na Sessão Ordinária, desta terça-feira, seis, o resultado da reunião do Governo Municipal, dentro do Programa Mais Urbanismo, realizado no bairro Vista Alegre, na noite de segunda-feira. Uma das ações destacadas, inclusive com a ordem de serviço assinada na reunião, foi a reforma da escadaria próximo a igreja do bairro, que será refeita no prazo de quatro meses, com um investimento de R$ 182.309,05.