Reunião busca alternativas para agilizar aprovação de licenças ambientais para a limpeza e o desassoreamento do canal urbanizado do Rio dos Queimados.

Atendendo a um pedido feito pelo vereador Mauro Fretta (PSB), na sessão Ordinária de quinta-feira, 6, ocorreu nesta segunda-feira, a reunião entre as Comissões com o objetivo de buscar soluções para agilizar a aprovação de licenças ambientais para a limpeza e o desassoreamento do canal urbanizado do Rio dos Queimados.

Outro ponto levantado pelo vereador, é a demanda de pessoas que buscam pelo corte de vegetação em situações de risco, como uma árvore ao lado de uma casa, por exemplo, e que exige um plano de corte, que conforme Fretta, em algumas vezes tem o valor maior do que a renda das famílias que precisam do corte.

Durante o começo da tarde desta segunda-feira, 10, estes assuntos foram debatidos com o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Gilberto Romani, e do Chefe do Departamento Ambiental, Fernando Guiliani , com os vereadores das Comissões de Agricultura e Meio Ambiente e de Economia (Edno Gonçavelves, presidente, André Rizelo, vice-presidente; Claiton Casagrande, relator; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (presidente Anderson Guzzatto, vice-presidente Edno Gonçalves; Mauro Fretta, relator). O vereador Evandro Pegoraro e Margarete Dalla Costa também acompanharam a reunião.

Os vereadores debateram várias situações que são encontradas diariamente, tanto pelos legisladores como pela Fundema, pela burocracia enfrentada diariamente para conseguir fazer o corte das árvores, por exemplo.
Outra preocupação envolve a urgência da limpeza no canal do Queimados, para retirar a vegetação e os demais materiais que possam vir a trancar galerias e piorar o risco de alagamentos.

Ao fim do encontro, o encaminhamento foi de buscar informações junto ao município e também com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) que tem a Agência Regional em Concórdia, para conseguir melhorar o atendimento para a comunidade, além de agilizar as licenças para que o município possa fazer a limpeza no canal do Rio. Um novo encontro, desta vez também com Polícia Ambiental e o IMA deverá ser agendado para tratar do assunto.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/09/2018 - 16:30:07 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/09/2018 - 16:32:34 por: Divaleia Salete Casagrande

Nove emendas são protocoladas ao Projeto da LOA

O Projeto de Lei 64/2018 que estima a receita e fixa a receita para o município de Concórdia em 2019, recebeu nove emendas na Câmara de Vereadores. O prazo para apresenta-las encerrou na tarde de terça-feira, 13, respeitando o que prevê a legislação de cinco dias após a leitura dos pareceres do projeto em Plenário, o que ocorreu no dia oito de novembro.

Aumento de 16% no salário dos Ministros do STF gera manifestações dos vereadores na Câmara

O aumento de 16% nos salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo Senado Federal na quarta-feira, oito, repercutiu no Legislativo concordiense. Os vereadores demonstraram indignação e repúdio pelo aumento, que irá elevar o teto do salario para R$ 39,2 mil, caso não seja vetado pelo presidente Michel Temer (MDB). Discursos fortes e rompimento de apoios foram declarados na tribuna.

Casagrande sugere que município adote sistema de compras e licitações utilizando critérios sustentáveis

O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu na Sessão Ordinária desta quarta-feira, sete, por meio de Indicação para que o município de Concórdia “possa regulamentar o Art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispondo sobre critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública municipal direta ou indireta”.

Escadaria do bairro Vista Alegre será reformada pela administração municipal

O vereador Valcir Zanella (PSDB) destacou na tribuna, na Sessão Ordinária, desta terça-feira, seis, o resultado da reunião do Governo Municipal, dentro do Programa Mais Urbanismo, realizado no bairro Vista Alegre, na noite de segunda-feira. Uma das ações destacadas, inclusive com a ordem de serviço assinada na reunião, foi a reforma da escadaria próximo a igreja do bairro, que será refeita no prazo de quatro meses, com um investimento de R$ 182.309,05.