Estrada no bairro São José passa a chamar-se Batista Vivan

Por iniciativa da vereadora Margarete Poletto Dalla Costa (PT), os vereadores aprovaram por unanimidade de votos, o Projeto de Lei do Legislativo 39/2018, que denomina de Estrada Batista Vivan, o trajeto compreendido entre a Rua Madalena Savoldi até a Rodovia Caetano Chiuchetta, no bairro São José. Os familiares dos homenageados acompanharam a votação no Plenário da Câmara.

HISTÓRICO – BATISTA VIVAN
Batista Vivan, nasceu em 1878, na Itália, filho de Antônio Vivan e Tereza Batalhão. Quando chegou no Brasil fixou-se em Guaporé, RS, casou-se com Regina Bortoncello Vivan. Teve onze filhos: Tereza, Lourenço, Luís, Ângela, Luiza, Antônio, Pierina, Eugênio, Santo, Fidelis e Santa. Sempre procurou passar para os filhos uma boa educação.

Saiu de Guaporé em meados de 1950 e veio morar em São José, Concórdia – SC. Veio a cavalo do Rio Grande do Sul e comprou terras na comunidade, sendo 4 colônias e mais 2 colônias na comunidade de Santa Terezinha, em Concórdia – SC. As terras eram repassadas conforme a idade dos filhos. Em São José ficaram os filhos Eugênio, Santo, Antônio e Fidelis juntamente com o pai.

Morou junto com seu filho Santo Vivan e depois com Fidelis e sua esposa Laurita. Batista Vivan faleceu, com 78 anos em 05.08.1956, de um câncer na garganta. Sempre ajudava na igreja e na comunidade. Trabalhava como agricultor e carpinteiro. Gostava de fazer as pipas e gamelas. Tinha seu parreiral de uva e gostava de fazer vinho.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/10/2018 - 15:31:48 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 09/10/2018 - 15:31:48 por: Divaleia Salete Casagrande

Márcio Sandro Dal Piva e Jairo Vargas do Prado serão homenageados com o Título de Cidadão Concordiense

A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza na próxima quinta-feira, 25, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Concordiense. Instituída há 50 anos, por Resolução, a honraria que passou a ser prevista depois na Lei Orgânica do Município, estima à entrega para duas pessoas por ano, para aqueles que mesmo não nascidos em Concórdia, dedicaram seu espírito e seu tempo para construir e desenvolver o município nas mais diversas áreas.

Contribuições de melhorias questionadas na Justiça são abordadas na tribuna da Câmara

As contribuições de melhorias que estão sendo questionada na Justiça por alguns moradores de Concórdia foram abordadas na tribuna da Câmara de Vereadores. O assunto foi abordado pelo vereador Claiton Casagrande (PR), que citou uma ação judicial que teve uma decisão favorável para o morador que questionou a cobrança. O processo foi movido nos últimos anos, mas envolve pavimentações até mesmo do ano de 2004.

Pegoraro comenta sobre necessidade de contratar mais agentes de saúde

O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou na sessão Ordinária de quinta-feira, 11 de outubro, no espaço do Pequeno Expediente, sobre a resposta de um pedido de informação relacionado ao número de agentes comunitárias de saúde que prestam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).