Projeto de lei institui Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

O Projeto De Lei Do Legislativo Nº 43/2018 de autoria dos vereadores Valcir Zanella (PSDB) e Marilane Fiametti Stuani (MDB) , que Institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, também foi aprovado por unanimidade de votos, em sessão ordinária, nesta quarta-feira, 10 de outubro. O objetivo, conforme o vereador Zanella, é para sensibilizar as famílias para que mesmo em momento de dor, possam doar órgãos e salvar vidas. “Doar um órgão é salvar uma vida”, pontuou.

“A maior parte das famílias não faz a doação por falta de conhecimento. Por isso, precisamos conversar sobre o assunto. Nossa sugestão é para que a Semana seja realizada na última semana do mês de setembro, já que no dia 27 é o dia nacional de doação de órgãos e tecidos”, destacou ao apontar que a maior parte das famílias nega o pedido para doar, porque alega que o familiar não havia manifestado o desejo.

Marilane Fiametti Stuani (MDB) destacou que em setembro havia mais de 41 mil pessoas em fila de espera por um transplante no Brasil. Em Santa Catarina, são mais de 400 pessoas, sendo a maior parte na fila de rins. “Concórdia também está entre os municípios autorizados a fazer captação de órgãos, por meio do Hospital São Francisco de Concórdia”, destacou.
Para a vereadora, é importante mostrar a importância da doação, porque mesmo com aumento no número de doadores, ainda não é suficiente para atender a demanda da fila de espera. “Por isso esse é um assunto que precisa ser abordado, conversado e esclarecido, para que mais vidas possam ser salvas”, destacou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande

Márcio Sandro Dal Piva e Jairo Vargas do Prado serão homenageados com o Título de Cidadão Concordiense

A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza na próxima quinta-feira, 25, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Concordiense. Instituída há 50 anos, por Resolução, a honraria que passou a ser prevista depois na Lei Orgânica do Município, estima à entrega para duas pessoas por ano, para aqueles que mesmo não nascidos em Concórdia, dedicaram seu espírito e seu tempo para construir e desenvolver o município nas mais diversas áreas.

Contribuições de melhorias questionadas na Justiça são abordadas na tribuna da Câmara

As contribuições de melhorias que estão sendo questionada na Justiça por alguns moradores de Concórdia foram abordadas na tribuna da Câmara de Vereadores. O assunto foi abordado pelo vereador Claiton Casagrande (PR), que citou uma ação judicial que teve uma decisão favorável para o morador que questionou a cobrança. O processo foi movido nos últimos anos, mas envolve pavimentações até mesmo do ano de 2004.

Pegoraro comenta sobre necessidade de contratar mais agentes de saúde

O vereador Evandro Pegoraro (PT) comentou na sessão Ordinária de quinta-feira, 11 de outubro, no espaço do Pequeno Expediente, sobre a resposta de um pedido de informação relacionado ao número de agentes comunitárias de saúde que prestam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).