Projeto de lei institui Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

O Projeto De Lei Do Legislativo Nº 43/2018 de autoria dos vereadores Valcir Zanella (PSDB) e Marilane Fiametti Stuani (MDB) , que Institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, também foi aprovado por unanimidade de votos, em sessão ordinária, nesta quarta-feira, 10 de outubro. O objetivo, conforme o vereador Zanella, é para sensibilizar as famílias para que mesmo em momento de dor, possam doar órgãos e salvar vidas. “Doar um órgão é salvar uma vida”, pontuou.

“A maior parte das famílias não faz a doação por falta de conhecimento. Por isso, precisamos conversar sobre o assunto. Nossa sugestão é para que a Semana seja realizada na última semana do mês de setembro, já que no dia 27 é o dia nacional de doação de órgãos e tecidos”, destacou ao apontar que a maior parte das famílias nega o pedido para doar, porque alega que o familiar não havia manifestado o desejo.

Marilane Fiametti Stuani (MDB) destacou que em setembro havia mais de 41 mil pessoas em fila de espera por um transplante no Brasil. Em Santa Catarina, são mais de 400 pessoas, sendo a maior parte na fila de rins. “Concórdia também está entre os municípios autorizados a fazer captação de órgãos, por meio do Hospital São Francisco de Concórdia”, destacou.
Para a vereadora, é importante mostrar a importância da doação, porque mesmo com aumento no número de doadores, ainda não é suficiente para atender a demanda da fila de espera. “Por isso esse é um assunto que precisa ser abordado, conversado e esclarecido, para que mais vidas possam ser salvas”, destacou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande

Caitano pede convocação de funcionários para Cmeis

Em sessão ordinária nesta segunda-feira (18), o vereador Fabiano Caitano levou à tribuna uma indicação sugerindo que o Poder Executivo estude a possibilidade de chamar candidatos aprovados em concurso público para ocupar vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O pedido foi aprovado por unanimidade.

Projeto para revitalização de escadarias da Vila União é sugerido por Guzzatto

Desgastadas pelo tempo e inadequadas às regras atuais de acessibilidade, as escadarias que cortam a Vila União, em Concórdia, foram novamente tema de bate na Câmara de Vereadores, em sessão ordinária nesta segunda-feira (18). Anderson Guzzatto (PR) teve aprovada por unanimidade uma indicação sobre o tema, onde sugere que seja feito um projeto de revitalização completa das estruturas.

Limpeza e adoção de espaços no Contorno Norte é debatida na Câmara

A limpeza das margens da Rodovia Caetano Chiuchetta, no trecho do Contorno Norte em Concórdia, foi sugerida em sessão nesta segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores. Marilane Fiametti Stuani (MDB) requer que seja enviado um ofício aos representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) reforçando a demanda.

Comissão de Economia e Finanças fará audiência pública sobre metas fiscais

Devem ser apresentadas nesta terça-feira (19) a avaliação e a demonstração das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2018 pelo Executivo de Concórdia. Uma audiência pública está marcada para ocorrer às 14h na Câmara de Vereadores, capitaneada pela Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tomada de Contas do Legislativo.

Ortigara pede revisão de decretos do ICMS no Estado

Já protocolada na Câmara de Vereadores, uma moção de autoria do vereador Artemio Ortigara (PR) solicita ao Governo do Estado revise ou ainda revogue os decretos que tratam da retirada dos benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS), sob o argumento de que os mesmos estariam sendo considerados como renúncia fiscal. O documento deu entrada no Legislativo nesta sexta-feira e deverá ir a plenário na próxima semana durante as sessões ordinárias.

Vereadores querem manutenção de taxa para leite que vem de fora

Um dos assuntos que deve entrar em pauta no próximo bloco de sessões na Câmara de Vereadores de Concórdia, que inicia no dia 18, está ligado ao pedido de revisão da medida de suspensão da taxa antidumping - que suspende a tarifa sobre importação de leite europeu e da Nova Zelândia. Uma moção de apelo foi protocolada no Legislativo nesta terça-feira (12) pelos vereadores Edno Gonçalves (PDT) e Closmar Zagonel (MDB).

Pegoraro quer ressarcimento aos usuários da Área Azul

O vereador Evandro Pegoraro (PT) protocolou nesta segunda-feira (11) na Câmara uma indicação sugerindo que o município realize o cadastro dos usuários que ainda têm cartões ou créditos da Merlos Junior, que estava na gestão do estacionamento rotativo no município. O objetivo é evitar qualquer tipo de prejuízo aos concordienses.

Rizelo e Edno querem explicações sobre fiscalização do preço dos combustíveis em Concórdia

Pedidos de explicações sobre a fiscalização relacionada ao preço dos combustíveis em Concórdia embasam um requerimento protocolado no Legislativo nesta segunda-feira (11) pelos vereadores Edno Gonçalves (PDT) e André Rizelo (PT). Eles solicitam o envio de um ofício ao responsável pelo Procon no município, Clademir Bee, para que compareça à tribuna no dia 19 de fevereiro para explanar sobre as ações realizadas.

Zagonel defende que entidades assumam gestão da Área Azul

O vereador Closmar Zagonel (MDB) defendeu mais uma vez na tribuna a indicação que sugere à administração municipal de Concórdia analisar a possibilidade de conceder a gestão dos trabalhos do estacionamento rotativo para entidades do município. Zagonel citou como exemplo a cidade de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde o sistema já é operado desta maneira.