Projeto de lei institui Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

O Projeto De Lei Do Legislativo Nº 43/2018 de autoria dos vereadores Valcir Zanella (PSDB) e Marilane Fiametti Stuani (MDB) , que Institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, também foi aprovado por unanimidade de votos, em sessão ordinária, nesta quarta-feira, 10 de outubro. O objetivo, conforme o vereador Zanella, é para sensibilizar as famílias para que mesmo em momento de dor, possam doar órgãos e salvar vidas. “Doar um órgão é salvar uma vida”, pontuou.

“A maior parte das famílias não faz a doação por falta de conhecimento. Por isso, precisamos conversar sobre o assunto. Nossa sugestão é para que a Semana seja realizada na última semana do mês de setembro, já que no dia 27 é o dia nacional de doação de órgãos e tecidos”, destacou ao apontar que a maior parte das famílias nega o pedido para doar, porque alega que o familiar não havia manifestado o desejo.

Marilane Fiametti Stuani (MDB) destacou que em setembro havia mais de 41 mil pessoas em fila de espera por um transplante no Brasil. Em Santa Catarina, são mais de 400 pessoas, sendo a maior parte na fila de rins. “Concórdia também está entre os municípios autorizados a fazer captação de órgãos, por meio do Hospital São Francisco de Concórdia”, destacou.
Para a vereadora, é importante mostrar a importância da doação, porque mesmo com aumento no número de doadores, ainda não é suficiente para atender a demanda da fila de espera. “Por isso esse é um assunto que precisa ser abordado, conversado e esclarecido, para que mais vidas possam ser salvas”, destacou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande

Câmara tem as duas últimas sessões ordinárias de 2018 na próxima semana

A penúltima Sessão Ordinária de 2018 da Câmara de Vereadores de Concórdia terá diversos projetos de lei para serem apreciados em Plenário. O objetivo é encaminhar os projetos para que o Executivo possa dar andamento normal às atividades, como os que tratam de abertura de suplementação de valores.

LOA é entregue para o Poder Executivo

O presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara, entregou na  quarta-feira, 5 de dezembro, o Projeto de Lei 64/2018 que aprovou o orçamento do município de Concórdia, para 2018.

Projeto de Lei que autoriza regulamentação dos food trucks é aprovado na Câmara

O  Projeto de Lei Complementar 16/2018 que trata de uma alteração no Código de Posturas para permitir que o Poder Executivo possa realizar a regulamentação para o comércio na modalidade de food truck em Concórdia, foi aprovado em primeira votação, na manhã desta terça-feira, quatro de dezembro, pela Câmara de Vereadores, por unanimidade de votos.