Projeto de lei institui Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

O Projeto De Lei Do Legislativo Nº 43/2018 de autoria dos vereadores Valcir Zanella (PSDB) e Marilane Fiametti Stuani (MDB) , que Institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, também foi aprovado por unanimidade de votos, em sessão ordinária, nesta quarta-feira, 10 de outubro. O objetivo, conforme o vereador Zanella, é para sensibilizar as famílias para que mesmo em momento de dor, possam doar órgãos e salvar vidas. “Doar um órgão é salvar uma vida”, pontuou.

“A maior parte das famílias não faz a doação por falta de conhecimento. Por isso, precisamos conversar sobre o assunto. Nossa sugestão é para que a Semana seja realizada na última semana do mês de setembro, já que no dia 27 é o dia nacional de doação de órgãos e tecidos”, destacou ao apontar que a maior parte das famílias nega o pedido para doar, porque alega que o familiar não havia manifestado o desejo.

Marilane Fiametti Stuani (MDB) destacou que em setembro havia mais de 41 mil pessoas em fila de espera por um transplante no Brasil. Em Santa Catarina, são mais de 400 pessoas, sendo a maior parte na fila de rins. “Concórdia também está entre os municípios autorizados a fazer captação de órgãos, por meio do Hospital São Francisco de Concórdia”, destacou.
Para a vereadora, é importante mostrar a importância da doação, porque mesmo com aumento no número de doadores, ainda não é suficiente para atender a demanda da fila de espera. “Por isso esse é um assunto que precisa ser abordado, conversado e esclarecido, para que mais vidas possam ser salvas”, destacou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 10/10/2018 - 16:34:53 por: Divaleia Salete Casagrande

Guzzatto quer psicólogos atuando nas escolas de Concórdia

Já tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de autoria do vereador Anderson Guzzatto (PL) que sugere a criação do cargo de psicólogo para atuar nas escolas municipais de Concórdia. A ideia, conforme o documento, é atuar diretamente nas questões sociais e emocionais que afetam diretamente o processo de aprendizagem e de convívio escolar.

Após supostas irregularidades em serviços de horas-máquina, vereadores formalizam denúncia no MP

O presidente e o vice da Câmara de Vereadores de Concórdia, Mauro Fretta (PSB) e Closmar Zagonel (MDB), respectivamente, entregaram nesta sexta-feira (14) a documentação relacionada às possíveis irregularidades em serviços de horas-máquina no interior do município ao Ministério Público (MP). No Legislativo, já estão em andamento procedimentos paralelos para apurar a situação.

Vereadora Marilane cobra melhorias nas estradas estaduais

A vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) está cobrando mais uma vez as manutenções constantes, como roçadas, pinturas, limpeza de sarjetas e tapa-buracos das rodovias estaduais que ligam o município de Concórdia a outras cidades da região.

Projeto prevê desconto no IPTU para quem instalar câmeras de videomonitoramento em Concórdia

Incentivar os concordienses a auxiliar no monitoramento da cidade é um dos principais objetivos do Projeto de Lei 22/2019, que tramita no Legislativo. O documento está sendo analisado pelas comissões e dispõe sobre o desconto de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às empresas e aos munícipes que instalarem câmaras de videomonitoramento. O programa foi batizado de Cidade Vigiada e a sugestão é de autoria do vereador Mauro Fretta (PSB).

Vereadores aprovam suplementação de mais de R$ 2 milhões à Saúde de Concórdia

Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (10), os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 38/2019, que autoriza o Executivo a suplementar R$ 2,1 milhões à Saúde de Concórdia. O presidente do Legislativo, Mauro Fretta (PSB), fez questão de dar celeridade à votação, embora tenha cobrado que ficasse claro no documento onde os recursos serão aplicados.

Projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico nas escolas é aprovado na Câmara

Foi aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores o projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico e Neuropsicopedagógico nas escolas da rede pública de ensino do Município de Concórdia. O documento é de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT) e a sessão foi acompanhada por diversos profissionais da área da educação.

Casagrande defende revisão de velocidade permitida em algumas rodovias

O vereador Claiton Casagrande (PL) teve aprovado nesta quinta-feira (6) um Requerimento em que solicita às autoridades estaduais e nacionais para que estudem a possibilidade da majoração da velocidade regulamentar nas rodovias já implantadas, com base no disposto no Artigo 61 da Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, alterado pela Lei Nº 13.281, de 4 de maio de 2016. Na prática, o documento requer a definição das máximas em alguns trechos.

Edno cobra mais atenção à manutenção do calçadão em Concórdia

Através de fotos que mostram a precariedade de alguns pontos do calçadão de Concórdia, o vereador Edno Gonçalves (PDT) cobrou novamente mais atenção à manutenção do local. Através de um pedido de informação aprovado nesta quinta-feira (6), ele solicita ao Executivo que seja informado qual a data da última manutenção realizada no calçadão, com a cópia da nota fiscal.