Casagrande sugere que município adote sistema de compras e licitações utilizando critérios sustentáveis

O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu na Sessão Ordinária desta quarta-feira, sete, por meio de Indicação para que o município de Concórdia “possa regulamentar o Art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispondo sobre critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública municipal direta ou indireta”.

Para o vereador, o município pode se ajustar as compras e licitações adotando o modelo sustentável. Isto porque, este modelo possui um papel estratégico para os órgãos públicos e, quando adequadamente realizadas, promovem a sustentabilidade nas atividades públicas.

Conforme Casagrande,  este conceito de licitação já é adotada em âmbito federal, por meio de Instrução Normativa nº 1, da Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 19 de janeiro de 2010.

“Nesse tipo de licitação além do menor preço devem-se considerar outros aspectos, como: custos ao longo de todo o ciclo de vida; eficiência; compras compartilhadas; redução de impactos ambientais e problemas de saúde; desenvolvimento e inovação”, explicou o vereador.

Também são considerados nesta situação de licitação sustentável, critérios ambientais considerando os processos de extração ou fabricação, utilização e descarte dos produtos e matérias-primas, implicando na redução de impactos ambientais, ao mesmo tempo em que induz e promove o mercado de bens e serviços sustentáveis.

Indicação 181

Claiton Casagrande (PR) pediu para que o autor da Indicação 181, vereador Edno Gonçalves (PDT) aceitaria incluir no pedido os anos de 2015 e 2016, somados aos já solicitados 2017 e 2018, o que foi aceito pelo proponente.
O pedido envolve a “cópia da lista com nome e demais dados incluindo estudo sócio econômico de todos os beneficiados com materiais de construção fornecidos pela Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação nos anos de 2017 e 2018; cópia de todas as notas fiscais de compras de materiais de construção realizados pela Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação nos anos 2017 e 2018.”

Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/11/2018 - 10:22:30 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 07/11/2018 - 10:22:30 por: Divaleia Salete Casagrande

Nove emendas são protocoladas ao Projeto da LOA

O Projeto de Lei 64/2018 que estima a receita e fixa a receita para o município de Concórdia em 2019, recebeu nove emendas na Câmara de Vereadores. O prazo para apresenta-las encerrou na tarde de terça-feira, 13, respeitando o que prevê a legislação de cinco dias após a leitura dos pareceres do projeto em Plenário, o que ocorreu no dia oito de novembro.

Aumento de 16% no salário dos Ministros do STF gera manifestações dos vereadores na Câmara

O aumento de 16% nos salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo Senado Federal na quarta-feira, oito, repercutiu no Legislativo concordiense. Os vereadores demonstraram indignação e repúdio pelo aumento, que irá elevar o teto do salario para R$ 39,2 mil, caso não seja vetado pelo presidente Michel Temer (MDB). Discursos fortes e rompimento de apoios foram declarados na tribuna.

Escadaria do bairro Vista Alegre será reformada pela administração municipal

O vereador Valcir Zanella (PSDB) destacou na tribuna, na Sessão Ordinária, desta terça-feira, seis, o resultado da reunião do Governo Municipal, dentro do Programa Mais Urbanismo, realizado no bairro Vista Alegre, na noite de segunda-feira. Uma das ações destacadas, inclusive com a ordem de serviço assinada na reunião, foi a reforma da escadaria próximo a igreja do bairro, que será refeita no prazo de quatro meses, com um investimento de R$ 182.309,05.