Casagrande sugere que município adote sistema de compras e licitações utilizando critérios sustentáveis

O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu na Sessão Ordinária desta quarta-feira, sete, por meio de Indicação para que o município de Concórdia “possa regulamentar o Art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispondo sobre critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública municipal direta ou indireta”.

Para o vereador, o município pode se ajustar as compras e licitações adotando o modelo sustentável. Isto porque, este modelo possui um papel estratégico para os órgãos públicos e, quando adequadamente realizadas, promovem a sustentabilidade nas atividades públicas.

Conforme Casagrande,  este conceito de licitação já é adotada em âmbito federal, por meio de Instrução Normativa nº 1, da Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 19 de janeiro de 2010.

“Nesse tipo de licitação além do menor preço devem-se considerar outros aspectos, como: custos ao longo de todo o ciclo de vida; eficiência; compras compartilhadas; redução de impactos ambientais e problemas de saúde; desenvolvimento e inovação”, explicou o vereador.

Também são considerados nesta situação de licitação sustentável, critérios ambientais considerando os processos de extração ou fabricação, utilização e descarte dos produtos e matérias-primas, implicando na redução de impactos ambientais, ao mesmo tempo em que induz e promove o mercado de bens e serviços sustentáveis.

Indicação 181

Claiton Casagrande (PR) pediu para que o autor da Indicação 181, vereador Edno Gonçalves (PDT) aceitaria incluir no pedido os anos de 2015 e 2016, somados aos já solicitados 2017 e 2018, o que foi aceito pelo proponente.
O pedido envolve a “cópia da lista com nome e demais dados incluindo estudo sócio econômico de todos os beneficiados com materiais de construção fornecidos pela Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação nos anos de 2017 e 2018; cópia de todas as notas fiscais de compras de materiais de construção realizados pela Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação nos anos 2017 e 2018.”

Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/11/2018 - 10:22:30 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 07/11/2018 - 10:22:30 por: Divaleia Salete Casagrande

Zagonel sugere estacionamento para bicicletas no centro de Concórdia

Contribuir com a mobilidade urbana e com o meio ambiente é o grande objetivo do vereador Closmar Zagonel (MDB) através da indicação que sugere a criação de um estacionamento para bicicletas no centro de Concórdia. Ele afirma que os bicicletários poderiam garantir também mais conforto e segurança aos usuários.

Edno quer fechamento da pista de skate durante a madrugada

Envolvido nas discussões que envolvem a utilização correta da pista de skate em Concórdia, o vereador Edno Gonçalves (PDT) sugeriu nesta quinta-feira (23) que o local seja totalmente cercado e fechado durante a madrugada. O objetivo da ação seria evitar principalmente o consumo de drogas e bebidas no local.

Guzzato pede UTI móvel para atender Concórdia e região

De autoria do vereador Anderson Guzzatto (PR), e subscrita pelos demais membros do Legislativo, a Moção 18/2019 foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (23) e pede ao Estado que viabilize uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel para atender Concórdia e região.

Marilane e Casagrande sugerem reconstrução de boca de lobo na Leônidas Fávero

Indicações distintas, mas com o objetivo comum foram aprovadas por unanimidade nesta quarta-feira (22) no Legislativo concordiense. Os vereadores Marilane Fiametti Stuani (MDB) e Claiton Casagrande (PR) sugerem que seja realizada a manutenção ou reconstrução da boca de lobo localizada na Rua Leônidas Fávero, em frente à caixa de água da Casan, no Bairro Arvoredo.

Projeto que autoriza R$ 6 milhões para reconstrução da Victor Sopelsa e Horácio Sandi é aprovado na Câmara

Aprovado por unanimidade em primeira votação na Câmara de Vereadores, em sessão nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 40/2019 autoriza, entre outros itens, que o Executivo suplemente R$ 6 milhões em recursos às obras de reconstrução das ruas Victor Sopelsa e Horácio Sandi, em Concórdia. O dinheiro é fruto de um convênio com a União e o local foi atingido por um desmoronamento que desabrigou 18 famílias em maio de 2017.

Demora nos serviços do IGP/IML é novamente debatida na Câmara de Vereadores

A demora nos serviços e no atendimento do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Instituto Médico Legal (IML) de Concórdia tem sido pauta frequente em diversas esferas e chegou novamente à Câmara de Vereadores na sessão desta terça-feira (21).  Mesmo com diversas cobranças por mais atenção ao órgão, a população ainda é obrigada a conviver com os problemas, enfrentados especialmente nas horas mais difíceis às famílias que perdem entes queridos.

Pegoraro quer estudo de viabilidade para semáforos intermitentes em Concórdia

Reforçar a segurança de quem trafega em horários noturnos no centro de Concórdia e também melhorar o fluxo em algumas vias centrais. Este é o objetivo da Indicação 410/2019, de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT) e aprovada por unanimidade nesta terça-feira (21). O documento sugere que seja elaborado um estudo de viabilidade para que os semáforos fiquem com sinal de alerta amarelo intermitente em alguns horários.