Projetos de contratação de recursos são debatidos pelos vereadores no Legislativo

Dois projetos de lei que estão na Câmara de Vereadores e que autorizam o Poder Executivo Municipal e que autorizam financiamento de recursos para obras no município foram debatidos durante o Pequeno Expediente, da Sessão Ordinária, no dia oito de outubro. Um deles envolve ações de mobilidade urbana e outro, recursos para revitalizar o Calçadão (Rua do Comércio).

Conforme o vereador Edno Gonçalves (PDT) já foram aprovados diversos projetos que autorizam financiamentos, que totalizam pouco mais de R$ 17 milhões. “No entanto, por enquanto, temos a informação do andamento da obra da Rua Catarina Mafessoni, mas dos demais não sabemos que os projetos foram contratados ou não”, comentou.

Gonçalves insistiu na ideia que o “município tem dinheiro em caixa para executar estas obras, sem financiamento”. O pedido do vereador é para seja realizado uma reunião com a equipe administrativa da Prefeitura para explicar quais autorizações de empréstimos foram executadas ou não.

O líder do governo na Câmara, Fabiano Caitano (PSDB), explicou que os projetos debatidos na Câmara, autorizam os financiamentos, mas não obrigam a contratação. “É uma parte do processo onde se buscam recursos”, explicou ao citar o pacote de 10 ruas que serão pavimentadas em Concórdia nos próximos dias, sendo que todas as ruas terão a tubulação de água trocada, para evitar transtornos e prejuízos já com a nova pavimentação.

Neste pacote de pavimentação, o recurso de R$ 1,6 milhão é recurso próprio do caixa municipal, conforme explicou Caitano. “Reforço que a autorização para o empréstimo é parte do processo, mas quando será feito, terá toda a atenção relacionada à necessidade e aos prazos para a contratação”, afirmou.

Sobre o valor em caixa, Caitano disse que o valor é normal para um município como Concórdia, sendo que na antiga gestão, este era um valor similar aos meses em questão. “No entanto, mais uma vez vamos explicar onde os recursos estão vinculados, inclusive para desenhar o que é orçamento e o que é recurso disponível. A antiga gestão com este valor também não asfaltou todas as ruas e reformou todas as escolas, da maneira como precisava ser feito”, afirmou ao dizer que a reunião será realizada em breve.

Evandro Pegoraro (PT) comentou “que ao aprovar estes dois projetos de lei, se chega a sete autorizações, com prazos de carências e prazo de pagamento mais longe.” Ele também insistiu que o valor em caixa está disponível para ser investido. “Porque o município precisa estimular o crescimento da economia, para melhorar a sociedade”, comentou ao comparar números de investimentos no antigo governo para o atual.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/11/2018 - 15:09:24 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 08/11/2018 - 15:09:24 por: Divaleia Salete Casagrande

Nove emendas são protocoladas ao Projeto da LOA

O Projeto de Lei 64/2018 que estima a receita e fixa a receita para o município de Concórdia em 2019, recebeu nove emendas na Câmara de Vereadores. O prazo para apresenta-las encerrou na tarde de terça-feira, 13, respeitando o que prevê a legislação de cinco dias após a leitura dos pareceres do projeto em Plenário, o que ocorreu no dia oito de novembro.

Aumento de 16% no salário dos Ministros do STF gera manifestações dos vereadores na Câmara

O aumento de 16% nos salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo Senado Federal na quarta-feira, oito, repercutiu no Legislativo concordiense. Os vereadores demonstraram indignação e repúdio pelo aumento, que irá elevar o teto do salario para R$ 39,2 mil, caso não seja vetado pelo presidente Michel Temer (MDB). Discursos fortes e rompimento de apoios foram declarados na tribuna.

Casagrande sugere que município adote sistema de compras e licitações utilizando critérios sustentáveis

O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu na Sessão Ordinária desta quarta-feira, sete, por meio de Indicação para que o município de Concórdia “possa regulamentar o Art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispondo sobre critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública municipal direta ou indireta”.

Escadaria do bairro Vista Alegre será reformada pela administração municipal

O vereador Valcir Zanella (PSDB) destacou na tribuna, na Sessão Ordinária, desta terça-feira, seis, o resultado da reunião do Governo Municipal, dentro do Programa Mais Urbanismo, realizado no bairro Vista Alegre, na noite de segunda-feira. Uma das ações destacadas, inclusive com a ordem de serviço assinada na reunião, foi a reforma da escadaria próximo a igreja do bairro, que será refeita no prazo de quatro meses, com um investimento de R$ 182.309,05.