100%

Vigilância Sanitária será responsável pelo controle de zoonoses e UAPA será construído

 O Projeto de Lei 60/2018 “que dispõe sobre as normas e institui o Programa de Prevenção e Controle de Zoonoses e bem-estar animal, mediante desenvolvimento de ações para controle da população de animais domésticos e estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos” em Concórdia, foi aprovado em primeira votação, nesta segunda-feira, três de dezembro, pelo Poder Legislativo.
 
Na prática, a Projeto de Lei define a Vigilância Sanitária como responsável pelo controle de zoonoses e proteção animal. Atualmente, esta função é de responsabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fumdema), que recebe as denúncias de maus-tratos aos animais e abandono e faz os encaminhamentos necessários.
 
Dentro das situações previstas na lei aprovada nesta manhã, e que altera dispositivos da Lei nº 4.874, de 13 de junho de 2016 está à construção da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), ou em linguagem mais popular, um canil. “Este abrigo provisório será administrado e construído em parceria com as duas ongs do município, a AMA e a ConAnimal”, explicou o líder do governo na Câmara, Fabiano Caitano (PSDB).
 
Conforme o vereador, a mudança na legislação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público pela Administração em junho deste ano. A segunda votação será realizada em Plenário, nesta terça-feira, quatro de dezembro.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/12/2018 - 16:39:14 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 03/12/2018 - 16:39:14 por: Divaleia Salete Casagrande

Notícias

Pegoraro cobra porteiro eletrônico e câmeras nas escolas municipais e Cmeis
Pegoraro cobra porteiro eletrônico e câmeras nas escolas municipais e Cmeis

A presença de alunos da Escola Básica Municipal Waldemar Pfeiffer na sessão desta segunda-feira (25) na Câmara de Vereadores reforçou pedidos ligados à Educação. O vereador Evandro Pegoraro (PT) defendeu, em nome da bancada do PT, uma indicação que sugere que “a Prefeitura Municipal instale em todas as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) porteiro eletrônico com câmera de monitoramento”.

Marilane cobra serviços de limpeza nas margens da Tancredo Neves
Marilane cobra serviços de limpeza nas margens da Tancredo Neves

Garantir mais segurança aos moradores e também evitar prejuízos à visibilidade dos motoristas que trafegam pelo local. Este é o objetivo comum de duas indicações de autoria da vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB), aprovadas em sessão da Câmara nesta segunda-feira (25). Ela sugere, por meio dos documentos, que sejam realizados serviços de limpeza e de roçada no mato existentes em trechos da Rua Tancredo Neves, em Concórdia.

Edno cobra sobre regulamentação dos food trucks em Concórdia
Edno cobra sobre regulamentação dos food trucks em Concórdia

Dar um parecer à comunidade e também acompanhar de perto o andamento dos processos é o objetivo do Pedido de Informação nº 49/2019, de autoria do vereador Edno Gonçalves (PDT) e aprovado por unanimidade em sessão nesta segunda-feira (25). O documento solicita ao Executivo que seja informado como está a regulamentação e o processo de licitação dos pontos de exploração pelos Food Trucks, conforme a lei complementar 765 de 13 de dezembro de 2018.

Palestra sobre a Reforma da Previdência lota a Câmara de Vereadores
Palestra sobre a Reforma da Previdência lota a Câmara de Vereadores

De iniciativa dos vereadores André Rizelo, Evandro Pegoraro e Margarete Poletto Dalla Costa, aconteceu na noite de quinta-feira, dia 21, palestra abordando o tema “Nova Proposta da Previdência” ministrada pelo Advogado e Especialista em Direito Previdenciário e Aposentadorias, Dr. Carlos Alberto Calgaro. 

Nota oficial de condolências
Nota oficial de condolências

Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do passamento do ex-vereador por dois mandatos, que esteve presidente da Câmara de Vereadores e também prefeito de Concórdia por um período, José Plínio Garcia Pacheco. 

Ortigara faz reivindicações para o Distrito de Santo Antônio
Ortigara faz reivindicações para o Distrito de Santo Antônio

O vereador Artemio Ortigara (PR) defendeu, durante sessão nesta quinta-feira (14), algumas proposições ligadas ao Distrito de Santo Antônio, em Concórdia.  Ele salienta que aquela comunidade precisa de melhorias em alguns quesitos, como na entrega de correspondências e na questão da ampliação de vagas no cemitério.