Vigilância Sanitária será responsável pelo controle de zoonoses e UAPA será construído

O Projeto de Lei 60/2018 “que dispõe sobre as normas e institui o Programa de Prevenção e Controle de Zoonoses e bem-estar animal, mediante desenvolvimento de ações para controle da população de animais domésticos e estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos” em Concórdia, foi aprovado em primeira votação, nesta segunda-feira, três de dezembro, pelo Poder Legislativo.

Na prática, a Projeto de Lei define a Vigilância Sanitária como responsável pelo controle de zoonoses e proteção animal. Atualmente, esta função é de responsabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fumdema), que recebe as denúncias de maus-tratos aos animais e abandono e faz os encaminhamentos necessários.

Dentro das situações previstas na lei aprovada nesta manhã, e que altera dispositivos da Lei nº 4.874, de 13 de junho de 2016 está à construção da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), ou em linguagem mais popular, um canil. “Este abrigo provisório será administrado e construído em parceria com as duas ongs do município, a AMA e a ConAnimal”, explicou o líder do governo na Câmara, Fabiano Caitano (PSDB).

Conforme o vereador, a mudança na legislação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público pela Administração em junho deste ano. A segunda votação será realizada em Plenário, nesta terça-feira, quatro de dezembro.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/12/2018 - 16:39:14 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 03/12/2018 - 16:39:14 por: Divaleia Salete Casagrande

Guzzatto quer psicólogos atuando nas escolas de Concórdia

Já tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de autoria do vereador Anderson Guzzatto (PL) que sugere a criação do cargo de psicólogo para atuar nas escolas municipais de Concórdia. A ideia, conforme o documento, é atuar diretamente nas questões sociais e emocionais que afetam diretamente o processo de aprendizagem e de convívio escolar.

Após supostas irregularidades em serviços de horas-máquina, vereadores formalizam denúncia no MP

O presidente e o vice da Câmara de Vereadores de Concórdia, Mauro Fretta (PSB) e Closmar Zagonel (MDB), respectivamente, entregaram nesta sexta-feira (14) a documentação relacionada às possíveis irregularidades em serviços de horas-máquina no interior do município ao Ministério Público (MP). No Legislativo, já estão em andamento procedimentos paralelos para apurar a situação.

Vereadora Marilane cobra melhorias nas estradas estaduais

A vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) está cobrando mais uma vez as manutenções constantes, como roçadas, pinturas, limpeza de sarjetas e tapa-buracos das rodovias estaduais que ligam o município de Concórdia a outras cidades da região.

Projeto prevê desconto no IPTU para quem instalar câmeras de videomonitoramento em Concórdia

Incentivar os concordienses a auxiliar no monitoramento da cidade é um dos principais objetivos do Projeto de Lei 22/2019, que tramita no Legislativo. O documento está sendo analisado pelas comissões e dispõe sobre o desconto de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às empresas e aos munícipes que instalarem câmaras de videomonitoramento. O programa foi batizado de Cidade Vigiada e a sugestão é de autoria do vereador Mauro Fretta (PSB).

Vereadores aprovam suplementação de mais de R$ 2 milhões à Saúde de Concórdia

Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (10), os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 38/2019, que autoriza o Executivo a suplementar R$ 2,1 milhões à Saúde de Concórdia. O presidente do Legislativo, Mauro Fretta (PSB), fez questão de dar celeridade à votação, embora tenha cobrado que ficasse claro no documento onde os recursos serão aplicados.

Projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico nas escolas é aprovado na Câmara

Foi aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores o projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico e Neuropsicopedagógico nas escolas da rede pública de ensino do Município de Concórdia. O documento é de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT) e a sessão foi acompanhada por diversos profissionais da área da educação.

Casagrande defende revisão de velocidade permitida em algumas rodovias

O vereador Claiton Casagrande (PL) teve aprovado nesta quinta-feira (6) um Requerimento em que solicita às autoridades estaduais e nacionais para que estudem a possibilidade da majoração da velocidade regulamentar nas rodovias já implantadas, com base no disposto no Artigo 61 da Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, alterado pela Lei Nº 13.281, de 4 de maio de 2016. Na prática, o documento requer a definição das máximas em alguns trechos.

Edno cobra mais atenção à manutenção do calçadão em Concórdia

Através de fotos que mostram a precariedade de alguns pontos do calçadão de Concórdia, o vereador Edno Gonçalves (PDT) cobrou novamente mais atenção à manutenção do local. Através de um pedido de informação aprovado nesta quinta-feira (6), ele solicita ao Executivo que seja informado qual a data da última manutenção realizada no calçadão, com a cópia da nota fiscal.