Ortigara encaminha Moção pedido canil setorial para PRF de Concórdia

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos a Moção 32/2018 de autoria de Artêmio Ortigara (PR) que solicita que o município possa receber um canil setorial na unidade operacional da Polícia Federal de Concórdia. “Nós estamos em uma região que é rota do crime de descaminho, sendo frequentemente realizadas apreensões de cigarros e outros produtos ilegais. Por isto acredito que seria importante contar com este setor de apoio para os policiais que atuam na região”, justificou Ortigara.

Outro argumento apresentado na Moção, aponta que drogas, armas, munições e explosivos são localizados de forma mais rápida pelos cães farejadores. Para o vereador, seria mais um mecanismo para ajudar a combater e a diminuir o índice de criminalidade que no interior dos estados.

“Além destes fatores,  nós também temos na unidade de Concórdia o policial federal Marcelo Batalha, que foi certificado pelo IX curso de formação de Guias para Cães Farejadores de Drogas, Armas, Munições e explosivos,  ficando assim, habilitado para os cuidados do canil”, reforçou Ortigara.

A Moção de Apelo 32/2018, subscrita pelos demais vereadores, foi encaminhada ao senhor Carlos Magno da Cruz Júnior, responsável pela 8ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina; ao senhor Homar Aurélio responsável pela 7ª Delegacia de Fronteira de Chapecó.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/12/2018 - 15:59:41 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 04/12/2018 - 16:10:47 por: Divaleia Salete Casagrande

Vereadores cobram reforço para demandas do Sisbi/Suasa na região de Concórdia

Durante agenda em Florianópolis, vereadores de Concórdia estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para solicitar ao governo catarinense para que, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), reforce o time capacitado a atender as obrigações de inspeção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) na região Oeste.

Em Florianópolis, vereador Edno reforça cobranças pela revitalização da SC-283

Quem trafega pelo Oeste catarinense sabe das condições precárias da SC-283, que liga Concórdia a Chapecó e é um dos principais corredores de escoamento da produção agrícola da região. E para alertar ainda mais sobre a necessidade de intervenções urgentes neste trecho, o vereador Edno Gonçalves (PDT) reforça conversas com lideranças de Florianópolis, onde cumpre agenda nesta semana.

Infestação de mosquito da dengue é debatida na Câmara para fortalecer conscientização

Alinhar os discursos e unir forças em torno do combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido o objetivo de uma série de reuniões realizadas em Concórdia após a confirmação de que o município entrou na lista dos infestados pelo inseto. Nesta quinta-feira, vereadores se reuniram na Câmara para ouvir as explanações da coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Mara Sampaio.

Bancada do PT sugere campanhas para conscientização sobre calçadas

Citando problemas de acessibilidade e a necessidade de investir em mobilidade urbana, o vereador Evandro Pegoraro (PT) falou em nome da bancada petista, em sessão nesta quinta-feira (18), para defender a Indicação que sugere que o município realize campanhas a fim de incentivar os cidadãos a construir e manter calçadas em boas condições.

Rizelo cobra mais consciência nas roçadas de estradas do interior

O vereador Andre Rizelo (PT) cobrou na tribuna, durante sessão desta quarta-feira (17), que as pessoas tenham mais consciência para manter limpas as margens de estradas no interior. Ele salienta que é necessário engajamento dos proprietários dos imóveis para garantir boas condições de tráfego.

Zagonel faz pedidos de melhorias ao Bairro Catarina Fontana

O vereador Closmar Zagonel (MDB) teve aprovado, nesta quarta-feira (17), um pedido de informação ligado a melhorias em diversas ruas do Bairro Catarina Fontana. Na tribuna, ele reforçou a necessidade de investir naquela localidade, um dos maiores e mais antigos bairros de Concórdia.

Zagonel reforça alertas sobre mosquito transmissor da dengue em Concórdia

O vereador Closmar Zagonel (MDB) reforçou na tribuna, em sessão nesta terça-feira (16), a necessidade de reforçar alertas de prevenção em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e do vírus zika. Ele salienta que a situação é preocupante e que Concórdia está prestes a entrar na lista dos municípios considerados infestados.

Ortigara afirma que eleições para escolas e Cmeis estão mantidas

Contrariando possíveis boatos que circulam pela cidade, o vereador Artemio Ortigara (PR) se manifestou nesta terça-feira (16) sobre as eleições para diretores de escolas municipais e coordenadores de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Concórdia. Previstos para ocorrer no final do ano, os pleitos estão mantidos e, segundo Ortigara, não há nenhuma intenção do Executivo em modificar o sistema.