Legislativo acompanha assinatura de termo de cooperação para apoiar Patrulha Escolar e Proerd

Dois programas desenvolvidos pelo 20º Batalhão de Polícia Militar de Concórdia no município receberam um importante reforço financeiro para o ano 2019. Ao todo, mais de R$ 45 mil serão destinados para o Programa Patrulha Escolar e para o Programa de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd).

O vereador Claiton Casagrande (PR), que foi instrutor do Proerd em Concórdia por 17 anos, destacou que as crianças ficarão felizes em receber o mascote do programa, o Leão Daren, já que em 2019, o Proerd completará 20 anos de trabalho em Concórdia, deixando em torno de 16,7 mil alunos das turmas de 4º e 5º ano.

“O programa, muitas vezes, teve continuidade graças a doações voluntárias da comunidade concordiense. Então, o mascote era sorteado para as crianças, não sendo possível entregar um para cada aluno. Mas certamente, será uma forma de marcar o aprendizado contra as drogas e a violência”, afirmou Casagrande ao comentar que o valor será utilizado para a compra de 940 mascotes.

O vereador também foi autor de uma Indicação no Legislativo sugerindo a parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura para o repasse de recursos. Também foi o autor do Projeto de Lei que declarou o Proerd como de utilidade pública, para permitir o recebimento de recursos públicos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara (PR) lembrou que a classe dos contabilistas, por meio das contabilidades, tem papel importante para orientar os contribuintes para fazer a doação do Imposto de Renda para o FIA. “É uma situação importante agora de prestar contas deste dinheiro”, comentou.

O ato de assinatura do termo de cooperação foi realizado no gabinete do prefeito, Rogério Luciano Pacheco (PSDB), na manhã desta quinta-feira, 27 de dezembro. Pacheco destacou a importância do Proerd e do programa Patrulha Escolar. “Meus dois filhos passaram pelo Proerd, e este é um programa que merece todo o nosso apoio”, destacou.

A gestora do FIA e também secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Denise Justi Lopes, destacou que diversos projetos envolvendo crianças e adolescentes receberam recursos do Fundo. Ela informou ainda que um novo edital para cadastro e analise de projetos para entidades governamentais com recursos do FIA está aberto.

Demais membros do Conselho e o vereador Valcir Zanella (PSDB) também acompanharam a assinatura.

Projeto aprovado na Câmara

O Projeto de Lei 51/2018 autorizou o repasse dos recursos para estes programas foi aprovado pela Câmara de Vereadores neste ano de 2018. Com isto, o cidadão concordiense que doou parte do seu Imposto de Renda para o Fundo de Infância e Adolescência (FIA) poderá ver o recurso destinado para a proteção de crianças e jovens.

Para receber o recurso, os projetos tiveram também a analise e a aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/12/2018 - 10:56:29 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 27/12/2018 - 13:05:34 por: Divaleia Salete Casagrande

Câmara devolve R$ 815 mil para a Prefeitura de Concórdia

A Câmara de Vereadores de Concórdia devolveu aos cofres do município, na manhã desta sexta-feira, 28, o valor de R$ 815.865,32. O saldo é a sobra da receita repassada pelo Poder Executivo para o exercício de 2018. O repasse para o Legislativo é feito com base na receita tributária e transferências correntes do exercício anterior, limitada a 7% para municípios com até 100 mil habitantes.

Câmara tem as duas últimas sessões ordinárias de 2018 na próxima semana

A penúltima Sessão Ordinária de 2018 da Câmara de Vereadores de Concórdia terá diversos projetos de lei para serem apreciados em Plenário. O objetivo é encaminhar os projetos para que o Executivo possa dar andamento normal às atividades, como os que tratam de abertura de suplementação de valores.

LOA é entregue para o Poder Executivo

O presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara, entregou na  quarta-feira, 5 de dezembro, o Projeto de Lei 64/2018 que aprovou o orçamento do município de Concórdia, para 2018.