100%

Legislativo acompanha assinatura de termo de cooperação para apoiar Patrulha Escolar e Proerd

Dois programas desenvolvidos pelo 20º Batalhão de Polícia Militar de Concórdia no município receberam um importante reforço financeiro para o ano 2019. Ao todo, mais de R$ 45 mil serão destinados para o Programa Patrulha Escolar e para o Programa de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd).

O vereador Claiton Casagrande (PR), que foi instrutor do Proerd em Concórdia por 17 anos, destacou que as crianças ficarão felizes em receber o mascote do programa, o Leão Daren, já que em 2019, o Proerd completará 20 anos de trabalho em Concórdia, deixando em torno de 16,7 mil alunos das turmas de 4º e 5º ano.

“O programa, muitas vezes, teve continuidade graças a doações voluntárias da comunidade concordiense. Então, o mascote era sorteado para as crianças, não sendo possível entregar um para cada aluno. Mas certamente, será uma forma de marcar o aprendizado contra as drogas e a violência”, afirmou Casagrande ao comentar que o valor será utilizado para a compra de 940 mascotes. 

O vereador também foi autor de uma Indicação no Legislativo sugerindo a parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura para o repasse de recursos. Também foi o autor do Projeto de Lei que declarou o Proerd como de utilidade pública, para permitir o recebimento de recursos públicos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara (PR) lembrou que a classe dos contabilistas, por meio das contabilidades, tem papel importante para orientar os contribuintes para fazer a doação do Imposto de Renda para o FIA. “É uma situação importante agora de prestar contas deste dinheiro”, comentou.

O ato de assinatura do termo de cooperação foi realizado no gabinete do prefeito, Rogério Luciano Pacheco (PSDB), na manhã desta quinta-feira, 27 de dezembro. Pacheco destacou a importância do Proerd e do programa Patrulha Escolar. “Meus dois filhos passaram pelo Proerd, e este é um programa que merece todo o nosso apoio”, destacou.

A gestora do FIA e também secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Denise Justi Lopes, destacou que diversos projetos envolvendo crianças e adolescentes receberam recursos do Fundo. Ela informou ainda que um novo edital para cadastro e analise de projetos para entidades governamentais com recursos do FIA está aberto.

Demais membros do Conselho e o vereador Valcir Zanella (PSDB) também acompanharam a assinatura.

Projeto aprovado na Câmara

O Projeto de Lei 51/2018 autorizou o repasse dos recursos para estes programas foi aprovado pela Câmara de Vereadores neste ano de 2018. Com isto, o cidadão concordiense que doou parte do seu Imposto de Renda para o Fundo de Infância e Adolescência (FIA) poderá ver o recurso destinado para a proteção de crianças e jovens.

Para receber o recurso, os projetos tiveram também a analise e a aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/12/2018 - 10:56:29 por: Divaleia Salete Casagrande - Alterado em: 27/12/2018 - 13:05:34 por: Divaleia Salete Casagrande

Notícias

Pegoraro cobra porteiro eletrônico e câmeras nas escolas municipais e Cmeis
Pegoraro cobra porteiro eletrônico e câmeras nas escolas municipais e Cmeis

A presença de alunos da Escola Básica Municipal Waldemar Pfeiffer na sessão desta segunda-feira (25) na Câmara de Vereadores reforçou pedidos ligados à Educação. O vereador Evandro Pegoraro (PT) defendeu, em nome da bancada do PT, uma indicação que sugere que “a Prefeitura Municipal instale em todas as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) porteiro eletrônico com câmera de monitoramento”.

Marilane cobra serviços de limpeza nas margens da Tancredo Neves
Marilane cobra serviços de limpeza nas margens da Tancredo Neves

Garantir mais segurança aos moradores e também evitar prejuízos à visibilidade dos motoristas que trafegam pelo local. Este é o objetivo comum de duas indicações de autoria da vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB), aprovadas em sessão da Câmara nesta segunda-feira (25). Ela sugere, por meio dos documentos, que sejam realizados serviços de limpeza e de roçada no mato existentes em trechos da Rua Tancredo Neves, em Concórdia.

Edno cobra sobre regulamentação dos food trucks em Concórdia
Edno cobra sobre regulamentação dos food trucks em Concórdia

Dar um parecer à comunidade e também acompanhar de perto o andamento dos processos é o objetivo do Pedido de Informação nº 49/2019, de autoria do vereador Edno Gonçalves (PDT) e aprovado por unanimidade em sessão nesta segunda-feira (25). O documento solicita ao Executivo que seja informado como está a regulamentação e o processo de licitação dos pontos de exploração pelos Food Trucks, conforme a lei complementar 765 de 13 de dezembro de 2018.

Palestra sobre a Reforma da Previdência lota a Câmara de Vereadores
Palestra sobre a Reforma da Previdência lota a Câmara de Vereadores

De iniciativa dos vereadores André Rizelo, Evandro Pegoraro e Margarete Poletto Dalla Costa, aconteceu na noite de quinta-feira, dia 21, palestra abordando o tema “Nova Proposta da Previdência” ministrada pelo Advogado e Especialista em Direito Previdenciário e Aposentadorias, Dr. Carlos Alberto Calgaro. 

Nota oficial de condolências
Nota oficial de condolências

Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do passamento do ex-vereador por dois mandatos, que esteve presidente da Câmara de Vereadores e também prefeito de Concórdia por um período, José Plínio Garcia Pacheco. 

Ortigara faz reivindicações para o Distrito de Santo Antônio
Ortigara faz reivindicações para o Distrito de Santo Antônio

O vereador Artemio Ortigara (PR) defendeu, durante sessão nesta quinta-feira (14), algumas proposições ligadas ao Distrito de Santo Antônio, em Concórdia.  Ele salienta que aquela comunidade precisa de melhorias em alguns quesitos, como na entrega de correspondências e na questão da ampliação de vagas no cemitério.