Vereadores cobram revitalização urgente na SC-390 em Concórdia

Vereadores cobram revitalização urgente na SC-390 em Concórdia Fretta diz ter presenciado dois incidentes em apenas um dia no trecho - Fotos: Daisy Trombetta/Ascom
Por meio de uma moção de apelo que será encaminhada aos líderes do Governo do Estado de Santa Catarina, os vereadores de Concórdia cobram uma revitalização urgente da SC-390, no trecho entre o Bairro Guilherme Reich e a Embrapa Suínos e Aves. O local é palco frequente de acidentes e acumula buracos que assustam os motoristas.

O vereador Evandro Pegoraro (PT) citou mais de 20 buracos grandes no trecho e disse que as pessoas que transitam pelo local correm risco de morte, por conta da precariedade da malha viária, e que é extremamente necessária atenção urgente à rodovia.

O presidente do Legislativo, vereador Mauro Fretta (PSB), citou que a cobrança é antiga e que uma ação paliativa, que teria sido executada com pó de brita, não resolveu os problemas. Ele afirma ter presenciado dois incidentes em apenas uma visita ao trecho, onde os veículos estavam com pneus furados e os motoristas enfrentavam riscos eminentes, já que não há acostamento ou locais de parada.

“Entendemos que a região Oeste, de maneira geral, está abandonada pelo governo do Estado. Dou total apoio à moção”, diz Fretta, relembrando: “Sou autor de algumas indicações para solicitar calçada do bairro Nova Brasília, cortado pela SC-390. O orçamento já feito para que isso fosse executado. São necessários cerca de R$ 600 mil para executar toda a calçada, com ciclovia, iluminação”.

O vereador Jaderson Miguel (PSD) parabenizou a moção e disse clamar por atenção. “Espero que o novo governo olhe com urgência e com carinho para encaminhar uma revitalização completa deste trecho”.

Já Margarete Poletto Dalla Costa (PT) relacionou as empresas de grande porte que estão instaladas nas proximidades do trecho e utilizam diariamente o local, tanto para escoamento dos produtos como para transporte de funcionários, como é o caso da Viero Móveis e da Embrapa. “É um local de suma importância e que merece ter a manutenção em dia. Tem muita cerração em alguns trechos e o asfalto é precário”.

A moção de apelo foi assinada pelos vereadores Evandro Pegoraro, Valcir Zanella (PSDB), Edno Gonçalves (PDT), Closmar Zagonel (MDB), Marilane Fiametti Stuani (MDB) e Margarete Poletto Dalla Costa.

Daisy Trombetta/Ascom Câmara de Vereadores de Concórdia
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/02/2019 - 09:01:02 por: Daisy Trombetta - Alterado em: 06/02/2019 - 09:01:02 por: Daisy Trombetta

Zagonel sugere estacionamento para bicicletas no centro de Concórdia

Contribuir com a mobilidade urbana e com o meio ambiente é o grande objetivo do vereador Closmar Zagonel (MDB) através da indicação que sugere a criação de um estacionamento para bicicletas no centro de Concórdia. Ele afirma que os bicicletários poderiam garantir também mais conforto e segurança aos usuários.

Edno quer fechamento da pista de skate durante a madrugada

Envolvido nas discussões que envolvem a utilização correta da pista de skate em Concórdia, o vereador Edno Gonçalves (PDT) sugeriu nesta quinta-feira (23) que o local seja totalmente cercado e fechado durante a madrugada. O objetivo da ação seria evitar principalmente o consumo de drogas e bebidas no local.

Guzzato pede UTI móvel para atender Concórdia e região

De autoria do vereador Anderson Guzzatto (PR), e subscrita pelos demais membros do Legislativo, a Moção 18/2019 foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (23) e pede ao Estado que viabilize uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel para atender Concórdia e região.

Marilane e Casagrande sugerem reconstrução de boca de lobo na Leônidas Fávero

Indicações distintas, mas com o objetivo comum foram aprovadas por unanimidade nesta quarta-feira (22) no Legislativo concordiense. Os vereadores Marilane Fiametti Stuani (MDB) e Claiton Casagrande (PR) sugerem que seja realizada a manutenção ou reconstrução da boca de lobo localizada na Rua Leônidas Fávero, em frente à caixa de água da Casan, no Bairro Arvoredo.

Projeto que autoriza R$ 6 milhões para reconstrução da Victor Sopelsa e Horácio Sandi é aprovado na Câmara

Aprovado por unanimidade em primeira votação na Câmara de Vereadores, em sessão nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 40/2019 autoriza, entre outros itens, que o Executivo suplemente R$ 6 milhões em recursos às obras de reconstrução das ruas Victor Sopelsa e Horácio Sandi, em Concórdia. O dinheiro é fruto de um convênio com a União e o local foi atingido por um desmoronamento que desabrigou 18 famílias em maio de 2017.

Demora nos serviços do IGP/IML é novamente debatida na Câmara de Vereadores

A demora nos serviços e no atendimento do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Instituto Médico Legal (IML) de Concórdia tem sido pauta frequente em diversas esferas e chegou novamente à Câmara de Vereadores na sessão desta terça-feira (21).  Mesmo com diversas cobranças por mais atenção ao órgão, a população ainda é obrigada a conviver com os problemas, enfrentados especialmente nas horas mais difíceis às famílias que perdem entes queridos.

Pegoraro quer estudo de viabilidade para semáforos intermitentes em Concórdia

Reforçar a segurança de quem trafega em horários noturnos no centro de Concórdia e também melhorar o fluxo em algumas vias centrais. Este é o objetivo da Indicação 410/2019, de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT) e aprovada por unanimidade nesta terça-feira (21). O documento sugere que seja elaborado um estudo de viabilidade para que os semáforos fiquem com sinal de alerta amarelo intermitente em alguns horários.