100%

Zagonel defende que entidades assumam gestão da Área Azul

Zagonel defende que entidades assumam gestão da Área Azul Vereador acredita que o modelo pode trazer benefícios ao município e às entidades
O vereador Closmar Zagonel (MDB) defendeu mais uma vez na tribuna a indicação que sugere à administração municipal de Concórdia analisar a possibilidade de conceder a gestão dos trabalhos do estacionamento rotativo para entidades do município. Zagonel citou como exemplo a cidade de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde o sistema já é operado desta maneira.

Conforme o emedebista, entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sociedade Concordiense Auxílio Fraterno (Scaf), ConAnimal e até mesmo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) poderiam ter interesse no serviço, desde que um molde dentro da legalidade pudesse ser criado. “Lá em Rio do Sul a Área Azul está sob o comando da Apae com o apoio de mais três entidades, há 19 anos, e funciona muito bem. Sugiro que pelo menos a diretoria de Trânsito da Prefeitura possa conhecer o trabalho naquele município”, comentou Zagonel.

Ainda dentro do exemplo de Rio do Sul, naquela localidade a divisão dos valores envolve, além da Apae (70%), as entidades filantrópicas Clube das Mães - Lar da Menina, Conferência São Vicente de Paulo, Associação Renal Vida, que recebem do bolo da arrecadação um valor de 10% cada uma.

Zagonel  lembrou que há um ano, na solenidade em homenagem às mulheres na Câmara, aproveitou a presença da secretaria municipal de Administração, Neiva Piolla, para entregar a sugestão em mãos e reforçar o convite para a visita em Rio do Sul.

“Lá é bem transparente a aplicação dos recursos recolhidos e repassados às entidades. Poderia resolver o problema das entidades e também da área azul, porque não é para dar lucro, mas funcionar”, disse ao lembrar que lá o sistema funciona há 19 anos e que, se implantado aqui precisaria de um tempo de adaptação.

SERVIÇO SUSPENSO

O debate em torno do serviço de Área Azul é antigo em Concórdia. Várias empresas já passaram pela gestão da operação. A última, Merlos Junior, paralisou os serviços na semana passada e acumula dívida de quase R$ 1 milhão com a prefeitura. Uma nova licitação deve ser encaminhada, mas o modelo ainda depende da aprovação do Tribunal de Contas.

O assunto também rendeu polêmica no primeiro bloco de sessões do ano na Câmara de Vereadores, onde situação e oposição apresentaram as opiniões distintas sobre o serviço.  
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/02/2019 - 10:13:38 por: Daisy Trombetta - Alterado em: 11/02/2019 - 10:13:38 por: Daisy Trombetta

Notícias

Pegoraro cobra porteiro eletrônico e câmeras nas escolas municipais e Cmeis
Pegoraro cobra porteiro eletrônico e câmeras nas escolas municipais e Cmeis

A presença de alunos da Escola Básica Municipal Waldemar Pfeiffer na sessão desta segunda-feira (25) na Câmara de Vereadores reforçou pedidos ligados à Educação. O vereador Evandro Pegoraro (PT) defendeu, em nome da bancada do PT, uma indicação que sugere que “a Prefeitura Municipal instale em todas as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) porteiro eletrônico com câmera de monitoramento”.

Marilane cobra serviços de limpeza nas margens da Tancredo Neves
Marilane cobra serviços de limpeza nas margens da Tancredo Neves

Garantir mais segurança aos moradores e também evitar prejuízos à visibilidade dos motoristas que trafegam pelo local. Este é o objetivo comum de duas indicações de autoria da vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB), aprovadas em sessão da Câmara nesta segunda-feira (25). Ela sugere, por meio dos documentos, que sejam realizados serviços de limpeza e de roçada no mato existentes em trechos da Rua Tancredo Neves, em Concórdia.

Edno cobra sobre regulamentação dos food trucks em Concórdia
Edno cobra sobre regulamentação dos food trucks em Concórdia

Dar um parecer à comunidade e também acompanhar de perto o andamento dos processos é o objetivo do Pedido de Informação nº 49/2019, de autoria do vereador Edno Gonçalves (PDT) e aprovado por unanimidade em sessão nesta segunda-feira (25). O documento solicita ao Executivo que seja informado como está a regulamentação e o processo de licitação dos pontos de exploração pelos Food Trucks, conforme a lei complementar 765 de 13 de dezembro de 2018.

Palestra sobre a Reforma da Previdência lota a Câmara de Vereadores
Palestra sobre a Reforma da Previdência lota a Câmara de Vereadores

De iniciativa dos vereadores André Rizelo, Evandro Pegoraro e Margarete Poletto Dalla Costa, aconteceu na noite de quinta-feira, dia 21, palestra abordando o tema “Nova Proposta da Previdência” ministrada pelo Advogado e Especialista em Direito Previdenciário e Aposentadorias, Dr. Carlos Alberto Calgaro. 

Nota oficial de condolências
Nota oficial de condolências

Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do passamento do ex-vereador por dois mandatos, que esteve presidente da Câmara de Vereadores e também prefeito de Concórdia por um período, José Plínio Garcia Pacheco. 

Ortigara faz reivindicações para o Distrito de Santo Antônio
Ortigara faz reivindicações para o Distrito de Santo Antônio

O vereador Artemio Ortigara (PR) defendeu, durante sessão nesta quinta-feira (14), algumas proposições ligadas ao Distrito de Santo Antônio, em Concórdia.  Ele salienta que aquela comunidade precisa de melhorias em alguns quesitos, como na entrega de correspondências e na questão da ampliação de vagas no cemitério.