Pegoraro defende repasse de recursos para as associações escolares

Pegoraro defende repasse de recursos para as associações escolares Repasses garantiriam mais autonomia aos trabalhos
Garantir mais autonomia financeira às Associações de Pais e Professores (APPs) e também às Associações de Professores e Funcionários (APFs) do município é o principal objetivo da Indicação 184/2019, de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT). O documento foi aprovado na sessão desta quarta-feira (12) no Legislativo.

Ele sugere que o município viabilize uma forma de repasse de recursos direcionados as APP ou APF das Escolas e Centros de Educação Municipais Infantis. Na justificativa de Pegoraro, a medida “é importante que as APP e APF tenham autonomia financeira para a o pagamento de pequenos serviços, contribuir desta forma com a comunidade escolar”.

Em discurso na tribuna, o vereador citou que as associações promovem alguns eventos para angariar recursos, mas são sempre bastante trabalhosos. “Houve algumas alterações na forma de fazer o repasse. Isso foi interrompido na gestão anterior, mas iria voltar, como chegou a ser sugerido pelo vereador Casagrande, na forma do cartão corporativo”, afirma. “Julgo uma indicação bastante importante para melhorar a gestão escolar”.

O vereador Claiton Casagrande (PR) salienta que, pelo segundo ano, está realizando visitas em todas as escolas do município. Ele cita que a questão da autonomia financeira às associações foi elencada por ele ainda nas propostas de campanha. “Elas exercem uma função especial para dar agilidade na solução dos pequenos problemas, muitas vezes resolvidos com os próprios pais, que podem contribuir com a questão financeira ou até mesmo com os dotes particulares”, diz.

Segundo Casagrande, no ano passado os vereadores da situação sugeriram a adoção de um modelo de repasse já utilizado pelo Governo do Estado, uma vez que uma série de exigências legais precisam ser cumpridas, para dar melhor suporte às associações.

Daisy Trombetta/Ascom Câmara de Vereadores

Protocolos desta Publicação:Criado em: 14/03/2019 - 14:03:45 por: Daisy Trombetta - Alterado em: 14/03/2019 - 14:03:45 por: Daisy Trombetta

Guzzatto quer psicólogos atuando nas escolas de Concórdia

Já tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de autoria do vereador Anderson Guzzatto (PL) que sugere a criação do cargo de psicólogo para atuar nas escolas municipais de Concórdia. A ideia, conforme o documento, é atuar diretamente nas questões sociais e emocionais que afetam diretamente o processo de aprendizagem e de convívio escolar.

Após supostas irregularidades em serviços de horas-máquina, vereadores formalizam denúncia no MP

O presidente e o vice da Câmara de Vereadores de Concórdia, Mauro Fretta (PSB) e Closmar Zagonel (MDB), respectivamente, entregaram nesta sexta-feira (14) a documentação relacionada às possíveis irregularidades em serviços de horas-máquina no interior do município ao Ministério Público (MP). No Legislativo, já estão em andamento procedimentos paralelos para apurar a situação.

Vereadora Marilane cobra melhorias nas estradas estaduais

A vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) está cobrando mais uma vez as manutenções constantes, como roçadas, pinturas, limpeza de sarjetas e tapa-buracos das rodovias estaduais que ligam o município de Concórdia a outras cidades da região.

Projeto prevê desconto no IPTU para quem instalar câmeras de videomonitoramento em Concórdia

Incentivar os concordienses a auxiliar no monitoramento da cidade é um dos principais objetivos do Projeto de Lei 22/2019, que tramita no Legislativo. O documento está sendo analisado pelas comissões e dispõe sobre o desconto de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às empresas e aos munícipes que instalarem câmaras de videomonitoramento. O programa foi batizado de Cidade Vigiada e a sugestão é de autoria do vereador Mauro Fretta (PSB).

Vereadores aprovam suplementação de mais de R$ 2 milhões à Saúde de Concórdia

Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (10), os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 38/2019, que autoriza o Executivo a suplementar R$ 2,1 milhões à Saúde de Concórdia. O presidente do Legislativo, Mauro Fretta (PSB), fez questão de dar celeridade à votação, embora tenha cobrado que ficasse claro no documento onde os recursos serão aplicados.

Projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico nas escolas é aprovado na Câmara

Foi aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores o projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico e Neuropsicopedagógico nas escolas da rede pública de ensino do Município de Concórdia. O documento é de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT) e a sessão foi acompanhada por diversos profissionais da área da educação.

Casagrande defende revisão de velocidade permitida em algumas rodovias

O vereador Claiton Casagrande (PL) teve aprovado nesta quinta-feira (6) um Requerimento em que solicita às autoridades estaduais e nacionais para que estudem a possibilidade da majoração da velocidade regulamentar nas rodovias já implantadas, com base no disposto no Artigo 61 da Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, alterado pela Lei Nº 13.281, de 4 de maio de 2016. Na prática, o documento requer a definição das máximas em alguns trechos.

Edno cobra mais atenção à manutenção do calçadão em Concórdia

Através de fotos que mostram a precariedade de alguns pontos do calçadão de Concórdia, o vereador Edno Gonçalves (PDT) cobrou novamente mais atenção à manutenção do local. Através de um pedido de informação aprovado nesta quinta-feira (6), ele solicita ao Executivo que seja informado qual a data da última manutenção realizada no calçadão, com a cópia da nota fiscal.