Sugerido por Guzatto, programa Empresa Amiga da Escola é aprovado pelos vereadores Guzatto fez a defesa do projeto na tribuna
Aprovado em segunda votação nesta quinta-feira (14), o Projeto de Lei 5/19 institui o Programa Empresa Amiga da Escola em Concórdia. De autoria do vereador Anderson Guzatto (PR), o documento segue agora para a sanção do prefeito.

Conforme a proposta, o programa Empresa Amiga da Escola terá por finalidade incentivar as empresas privadas a investirem, por meio de doações, em obras de reforma nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

As doações poderão ser feitas por meio de prestação de serviço ou de entrega de materiais para a obra, diretamente na instituição de ensino indicada à empresa pelo Programa. Guzatto defendeu na tribuna que as parcerias público-privadas são importantes para o funcionamento geral de um município.

“A empresa doadora poderá colocar placa para publicidade na instituição de ensino e em suas imediações, demonstrando que é Amiga da Escola na realização da obra de reforma”, frisa o vereador. “Esse projeto possibilita a empresa ser amiga tendo, em contrapartida, ter uma publicidade, tudo isso regulamentado pelo município. É uma forma de a comunidade sentir-se também responsável no processo educativo, não dando somente responsabilidade ao poder público”.

Conforme consta no documento, “as empresas serão cadastradas no Programa de que trata esta Lei, para efeito de atendimento às demandas das reformas nos educandários, em razão da necessidade e da urgência”.

Como contrapartida, segundo Guzatto, as empresas também ficarão mais conhecidas no meio estudantil, sendo lembradas pelos alunos e pelos pais na hora de escolher as marcas de preferência. “Esse projeto já existe em algumas cidades, tem dado certo. Sabemos que a responsabilidade é do município na estrutura física dos educandários, mas as empresas podem ajudar a termos uma estrutura na educação melhor para os alunos”.

Já aprovada em primeira e segunda votação na Câmara, e assim que for sancionada no Executivo, a Lei deve começar a vigorar na data da sua publicação.

Daisy Trombetta/Ascom Câmara de Vereadores

Protocolos desta Publicação:Criado em: 15/03/2019 - 08:47:08 por: Daisy Trombetta - Alterado em: 15/03/2019 - 08:47:08 por: Daisy Trombetta

Guzzatto quer psicólogos atuando nas escolas de Concórdia

Já tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de autoria do vereador Anderson Guzzatto (PL) que sugere a criação do cargo de psicólogo para atuar nas escolas municipais de Concórdia. A ideia, conforme o documento, é atuar diretamente nas questões sociais e emocionais que afetam diretamente o processo de aprendizagem e de convívio escolar.

Após supostas irregularidades em serviços de horas-máquina, vereadores formalizam denúncia no MP

O presidente e o vice da Câmara de Vereadores de Concórdia, Mauro Fretta (PSB) e Closmar Zagonel (MDB), respectivamente, entregaram nesta sexta-feira (14) a documentação relacionada às possíveis irregularidades em serviços de horas-máquina no interior do município ao Ministério Público (MP). No Legislativo, já estão em andamento procedimentos paralelos para apurar a situação.

Vereadora Marilane cobra melhorias nas estradas estaduais

A vereadora Marilane Fiametti Stuani (MDB) está cobrando mais uma vez as manutenções constantes, como roçadas, pinturas, limpeza de sarjetas e tapa-buracos das rodovias estaduais que ligam o município de Concórdia a outras cidades da região.

Projeto prevê desconto no IPTU para quem instalar câmeras de videomonitoramento em Concórdia

Incentivar os concordienses a auxiliar no monitoramento da cidade é um dos principais objetivos do Projeto de Lei 22/2019, que tramita no Legislativo. O documento está sendo analisado pelas comissões e dispõe sobre o desconto de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às empresas e aos munícipes que instalarem câmaras de videomonitoramento. O programa foi batizado de Cidade Vigiada e a sugestão é de autoria do vereador Mauro Fretta (PSB).

Vereadores aprovam suplementação de mais de R$ 2 milhões à Saúde de Concórdia

Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (10), os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 38/2019, que autoriza o Executivo a suplementar R$ 2,1 milhões à Saúde de Concórdia. O presidente do Legislativo, Mauro Fretta (PSB), fez questão de dar celeridade à votação, embora tenha cobrado que ficasse claro no documento onde os recursos serão aplicados.

Projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico nas escolas é aprovado na Câmara

Foi aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores o projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico e Neuropsicopedagógico nas escolas da rede pública de ensino do Município de Concórdia. O documento é de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT) e a sessão foi acompanhada por diversos profissionais da área da educação.

Casagrande defende revisão de velocidade permitida em algumas rodovias

O vereador Claiton Casagrande (PL) teve aprovado nesta quinta-feira (6) um Requerimento em que solicita às autoridades estaduais e nacionais para que estudem a possibilidade da majoração da velocidade regulamentar nas rodovias já implantadas, com base no disposto no Artigo 61 da Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, alterado pela Lei Nº 13.281, de 4 de maio de 2016. Na prática, o documento requer a definição das máximas em alguns trechos.

Edno cobra mais atenção à manutenção do calçadão em Concórdia

Através de fotos que mostram a precariedade de alguns pontos do calçadão de Concórdia, o vereador Edno Gonçalves (PDT) cobrou novamente mais atenção à manutenção do local. Através de um pedido de informação aprovado nesta quinta-feira (6), ele solicita ao Executivo que seja informado qual a data da última manutenção realizada no calçadão, com a cópia da nota fiscal.