100%

Ortigara sugere que Comissão da Câmara acompanhe elaboração do diagnóstico sociombiental 

O vereador Artemio Ortigara (PR) sugeriu, em sessão nesta segunda-feira, que a Comissão de Urbanização, Transportes, Habitação, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores acompanhe de perto e elaboração do diagnóstico socioambiental de parte da bacia hidrográfica do Rio dos Queimados, no perímetro urbano de Concórdia. O estudo feito pela empresa RHA Engenharia e Consultoria Ltda já está disponível para consultas e sugestões.

Conforme Ortigara, o estudo visa a regularização das áreas atingidas por córregos, rios, nascentes na área urbana de Concórdia. São locais já definidos como consolidadas no município e “há uma comissão nominada pelo Executivo que fiscaliza o contrato junto à empresa que está realizando esses trabalhos. Gostaria de sugerir ao presidente que membros da Comissão de Urbanização desta casa pudessem participar ativamente de todas as reuniões que estão ocorrendo”.

Para o vereador, é importante que possam ser dadas sugestões do Legislativo já no andamento desses trabalhos e para que tenha amplo conhecimento de tudo aquilo que vem se tratando. “Teremos ainda uma audiência pública de deliberação desse assunto, então é importante fazermos sugestões, mas também no próprio andamento. Esse projeto fatalmente virá para esta Casa. O no momento que chegar, é importante que possamos promover o debate”, frisa.
Ortigara salienta ainda que, quando o projeto chegar à votação do Legislativo, não será mais viável fazer tantas sugestões para não arrastar ainda mais o processo e poder resolver as questões pendentes, que afetam milhares de donos de imóveis em Concórdia.

ZAGONEL REFORÇA IMPORTÂNCIA

O vereador Closmar Zagonel (MDB), que preside a Comissão de Urbanização, Transportes, Habitação, Obras e Serviços Públicos da Câmara, salienta que o diagnóstico mexe com mais de 4 mil famílias. “Acho muito importante a sugestão de participarmos de maneira efetiva desses debates. Temos que nos preparar com ideias, sugestões, o que pode e o que não pode. Isso vai definir a vida de milhares de famílias”, afirma. 

Zagonel salienta ainda que a situação é bastante delicada e é necessário tratar todos igualmente. “Antigamente o rio teve muitos desvios de percurso. Tem que ser amplamente debatido porque vai vir pressão de vários lados. Já teve uma audiência de apresentação, agora vai ter uma para receber as sugestões e depois não vai ter jeito. Quem vai aprovar o que pode e o que não pode é a Câmara de Vereadores”.

SOBRE O DIAGNÓSTICO

Um dos principais objetivos do diagnóstico é encontrar solução viável, tanto econômica quanto ambiental, para os lotes legalizados em Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de caracterizar a situação ambiental da área parcelada em APPs, definir a área urbana consolidada nas APPs, mapear cursos d'água e nascentes, dentre outros. 

Com os dados será possível flexibilizar a questão do cumprimento do afastamento dos rios e córregos, no caso, das APPs. Segundo levantamento inicial - antes do estudo começar -, Concórdia tinha cerca de 2.600 lotes atingidos pela faixa de proteção (APP dos cursos da água) de 30m, e cerca de 1.870 lotes atingidos pela faixa (não edificável) de 15m. Estes lotes citados estão todos legalizados, cadastrados no IPTU e com registro imobiliário, ou seja, estão legalmente parcelados junto ao município e aos Registros de Imóveis.

 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 15/04/2019 - 10:55:09 por: Daisy Trombetta - Alterado em: 15/04/2019 - 10:55:33 por: Daisy Trombetta

Notícias

Vereadores cobram reforço para demandas do Sisbi/Suasa na região de Concórdia
Vereadores cobram reforço para demandas do Sisbi/Suasa na região de Concórdia

Durante agenda em Florianópolis, vereadores de Concórdia estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para solicitar ao governo catarinense para que, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), reforce o time capacitado a atender as obrigações de inspeção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) na região Oeste.

Em Florianópolis, vereador Edno reforça cobranças pela revitalização da SC-283
Em Florianópolis, vereador Edno reforça cobranças pela revitalização da SC-283

Quem trafega pelo Oeste catarinense sabe das condições precárias da SC-283, que liga Concórdia a Chapecó e é um dos principais corredores de escoamento da produção agrícola da região. E para alertar ainda mais sobre a necessidade de intervenções urgentes neste trecho, o vereador Edno Gonçalves (PDT) reforça conversas com lideranças de Florianópolis, onde cumpre agenda nesta semana.

Infestação de mosquito da dengue é debatida na Câmara para fortalecer conscientização
Infestação de mosquito da dengue é debatida na Câmara para fortalecer conscientização

Alinhar os discursos e unir forças em torno do combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido o objetivo de uma série de reuniões realizadas em Concórdia após a confirmação de que o município entrou na lista dos infestados pelo inseto. Nesta quinta-feira, vereadores se reuniram na Câmara para ouvir as explanações da coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Mara Sampaio.

Bancada do PT sugere campanhas para conscientização sobre calçadas
Bancada do PT sugere campanhas para conscientização sobre calçadas

Citando problemas de acessibilidade e a necessidade de investir em mobilidade urbana, o vereador Evandro Pegoraro (PT) falou em nome da bancada petista, em sessão nesta quinta-feira (18), para defender a Indicação que sugere que o município realize campanhas a fim de incentivar os cidadãos a construir e manter calçadas em boas condições.

Rizelo cobra mais consciência nas roçadas de estradas do interior
Rizelo cobra mais consciência nas roçadas de estradas do interior

O vereador Andre Rizelo (PT) cobrou na tribuna, durante sessão desta quarta-feira (17), que as pessoas tenham mais consciência para manter limpas as margens de estradas no interior. Ele salienta que é necessário engajamento dos proprietários dos imóveis para garantir boas condições de tráfego.

Zagonel faz pedidos de melhorias ao Bairro Catarina Fontana
Zagonel faz pedidos de melhorias ao Bairro Catarina Fontana

O vereador Closmar Zagonel (MDB) teve aprovado, nesta quarta-feira (17), um pedido de informação ligado a melhorias em diversas ruas do Bairro Catarina Fontana. Na tribuna, ele reforçou a necessidade de investir naquela localidade, um dos maiores e mais antigos bairros de Concórdia.

Zagonel reforça alertas sobre mosquito transmissor da dengue em Concórdia
Zagonel reforça alertas sobre mosquito transmissor da dengue em Concórdia

O vereador Closmar Zagonel (MDB) reforçou na tribuna, em sessão nesta terça-feira (16), a necessidade de reforçar alertas de prevenção em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e do vírus zika. Ele salienta que a situação é preocupante e que Concórdia está prestes a entrar na lista dos municípios considerados infestados.

Ortigara afirma que eleições para escolas e Cmeis estão mantidas
Ortigara afirma que eleições para escolas e Cmeis estão mantidas

Contrariando possíveis boatos que circulam pela cidade, o vereador Artemio Ortigara (PR) se manifestou nesta terça-feira (16) sobre as eleições para diretores de escolas municipais e coordenadores de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Concórdia. Previstos para ocorrer no final do ano, os pleitos estão mantidos e, segundo Ortigara, não há nenhuma intenção do Executivo em modificar o sistema.