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Projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico nas escolas é aprovado na Câmara

Foi aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores o projeto que dispõe sobre a Política Pública de Atendimento Psicopedagógico e Neuropsicopedagógico nas escolas da rede pública de ensino do Município de Concórdia. O documento é de autoria do vereador Evandro Pegoraro (PT) e a sessão foi acompanhada por diversos profissionais da área da educação.

De modo geral, se for aprovado em segunda votação e sancionado pelo prefeito, o projeto prevê que seja formada uma equipe no município, a partir de profissionais já contratados ou novos, que possa atuar junto às escolas dando suporte no diagnóstico e no tratamento dos casos.

Conforme o texto do documento, a equipe é importante para que seja possível diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizado; combater a violência nas escolas; promover e incentivar o exercício da cidadania nas instituições escolares, além de proporcionar apoio específico a crianças e adolescentes nas dificuldades do processo de aprendizagem.

Ainda conforme Pegoraro, o intuito é promover a atuação multidisciplinar para combater as causas do fracasso e da evasão escolar e também responder, com apoio educacional e psicológico, a fatores externos ao contexto escolar, entre os quais: baixo nível socioeconômico da clientela; falta de apoio da família; precário estado de saúde e qualidade da alimentação; baixo nível de autoestima da comunidade em que a escola está inserida e situações de violência doméstica ou no contexto da vizinhança da residência dos educandos.

“Uma sociedade moderna e competitiva causa diversas consequências no nosso meio. Produz algumas coisas que, às vezes, o poder público precisa absorver. Não é fácil para os professores na sala de aula. Os alunos enfrentam problemas em casa e, infelizmente, isso acaba refletindo na escola”, frisa Pegoraro. “Hoje tem o orientador educacional que tenta fazer um diagnóstico, tenta fazer o possível, mas são muitas crianças. Esse projeto vem, no sentido de estabelecer uma equipe que possa, de certa forma, agir não só quando acontece o problema, mas poder traçar estratégias mais precisas e dar um suporte maior aos núcleos educacionais”.

O projeto prevê ainda que serão aproveitados os profissionais especializados em psicopedagogia e neuropsicopedagogia da rede pública de ensino, ou, se necessário será montada uma equipe exclusiva para atender aos alunos.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/06/2019 - 10:09:00 por: Daisy Trombetta - Alterado em: 07/06/2019 - 10:09:00 por: Daisy Trombetta

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